SHEIN poupa aproximadamente um milhão de metros cúbicos de água através do seu programa Clean by Design

  • Servimedia
  • 24 Março 2025

Desenvolve vários programas de poupança de água e colabora com empresas especializadas no sentido de otimizar a gestão da água, em conformidade com a sua estratégia de sustentabilidade, evoluSHEIN.

A SHEIN informou que poupou cerca de um milhão de metros cúbicos de água através do seu programa Clean by Design.

Um dos projetos-chave deste compromisso, segundo a empresa, é o programa Clean by Design, uma iniciativa centrada na melhoria do desempenho ambiental dos seus fornecedores, otimizando os processos para reduzir a utilização de energia, água, produtos químicos e produção de resíduos durante o fabrico. Até 2023, este programa foi implementado em várias instalações de fornecedores da empresa, contribuindo para uma poupança estimada de um milhão de metros cúbicos de água.

Entre os resultados notáveis, os fornecedores das cidades de Zhaoqing, Foshan e Zhongshan conseguiram reduzir o seu consumo de água em 19,7%, 18,2% e 12,6%, respetivamente. Estas melhorias foram possíveis graças à modernização das máquinas, à otimização dos sistemas de refrigeração e à aplicação de controlos mais rigorosos sobre as fugas e as emissões. Paralelamente, a SHEIN incorporou tecnologias inovadoras de poupança de água, como a impressão Cool Transfer Denim e a impressão digital por transferência térmica, um método que não gera desperdício de água.

A tecnologia Cool Transfer Denim, para além de eliminar os produtos químicos agressivos, como o cloro ou a soda cáustica, habitualmente utilizados na produção tradicional de ganga, permitiu à empresa reduzir o consumo de água em mais de 19 500 metros cúbicos desde 2022. Este processo foi verificado pelo Bureau Veritas em outubro de 2023, que certifica uma redução de 70,5% na utilização de água em comparação com os métodos tradicionais de fabrico de ganga.

A técnica de impressão por transferência térmica digital é um método de impressão sem desperdício de água, também verificado pelo Bureau Veritas, que poupou mais de 290 000 metros cúbicos de água só em 2023. Esta tecnologia consiste em imprimir as tintas num papel de transferência térmica e depois transferi-las para o tecido para criar o desenho. Sendo um processo completamente seco, enquadra-se perfeitamente no modelo de produção de pequenos lotes da SHEIN, ajudando a reduzir o desperdício de inventário e a conservar os recursos desde o início do processo.

Alessandra Bonito Oliva, Diretora de Comunicação da SHEIN em Espanha, afirmou: “Graças à inovação e à colaboração com parceiros especializados, continuamos a avançar para um consumo de água mais eficiente desde a origem do processo de fabrico. Em linha com a nossa estratégia de sustentabilidade, evoluSHEIN, continuaremos a implementar iniciativas e soluções inovadoras para reduzir o consumo de água em toda a nossa cadeia de valor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SHEIN poupa aproximadamente um milhão de metros cúbicos de água através do seu programa Clean by Design

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião