37% dos diplomados do EFP encontram emprego menos de três meses após a conclusão dos estudos

  • Servimedia
  • 25 Março 2025

De acordo com o “Relatório de Perceção dos Jovens sobre a Formação Profissional em Espanha” do Centro Rainha Sofia da Fad Juventud.

Trinta e sete por cento dos licenciados entram no mercado de trabalho menos de três meses depois de concluírem os seus estudos, enquanto 39% encontram emprego em setores diretamente ligados à sua especialização.

Serafín Barrios, diretor do Centro de Formação Profissional do The Core, salienta que “cada vez mais empresas procuram talentos que combinem formação técnica com experiência prática desde o primeiro dia. O EFP oferece essa combinação única, preparando os estudantes para se integrarem no mercado de trabalho de uma forma ágil e eficaz”.

Segundo ele, isso se deve à capacidade dessa modalidade de ensino de oferecer uma formação alinhada com a realidade do mundo dos negócios, combinando conhecimento técnico com experiências práticas que impulsionam a empregabilidade desde o primeiro dia. Esta mudança na perceção dos cursos superiores responde não só à sua elevada taxa de empregabilidade, mas também à sua capacidade de formar profissionais com competências práticas para que possam responder aos desafios do mercado de trabalho.

Empresas de vários setores valorizam a formação profissional pela sua capacidade de fornecer talentos qualificados em áreas-chave como a tecnologia, o audiovisual, a saúde e a indústria digital. Num contexto em que a especialização e a adaptação à digitalização são fatores decisivos para a empregabilidade, o EFP posiciona-se como um motor estratégico para o desenvolvimento económico e social, defende.

Salienta ainda que a sua combinação de aprendizagem teórica e formação prática permite aos estudantes desenvolver competências técnicas essenciais, bem como competências transversais como a resolução de problemas, o trabalho em equipa e a capacidade de adaptação a ambientes em mudança. Como resultado, explica que cada vez mais empresas veem o EFP como uma fonte fundamental de talento especializado, reconhecendo o valor de uma formação que se centra não só na teoria, mas também na experiência da vida real desde o primeiro dia.

Atualmente, setores como a tecnologia, o audiovisual, a saúde e a indústria digital lideram a procura de perfis formados neste tipo de formação, garantindo oportunidades de emprego concretas e bem remuneradas. Neste contexto, The Core salientou que está a trazer o futuro do setor audiovisual para a AULA 2025.

Neste contexto, a The Core School indicou que reafirma o seu compromisso “com a empregabilidade dos seus alunos através de programas inovadores em contacto direto com a indústria. Com o seu modelo pedagógico baseado na prática e na colaboração com empresas líderes no setor audiovisual, a instituição oferece aos seus alunos uma formação alinhada com as atuais exigências do mercado. E, como parte deste compromisso com a empregabilidade e a inovação na formação profissional, The Core participará na AULA 2025, a maior feira educativa de Espanha, enquadrada na Semana da Educação”.

Segundo ele, no seu stand, os participantes poderão ver em primeira mão como a tecnologia, a realidade virtual e a produção audiovisual são integradas nos seus programas de formação para preparar os futuros profissionais do setor. Além de conhecer a oferta académica de The Core, os participantes poderão mergulhar em experiências inovadoras, como a produção virtual em tempo real, a interação com áreas de chroma key e a simulação de condução com realidade alargada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

37% dos diplomados do EFP encontram emprego menos de três meses após a conclusão dos estudos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião