Nova sondagem mostra Aliança Democrática a ultrapassar PS e queda do Chega
Sondagem anterior mostrava socialistas ligeiramente à frente da AD, mas voltam agora para o segundo lugar nas intenções de voto, com 23,1%. Chega cai mais de quatro pontos percentuais.
A coligação entre o PSD e o CDS-PP (26,5%) ultrapassou e distanciou-se do PS (23,1%) nas intenções de voto desde a queda do Governo, segundo a mais recente sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã (acesso pago) e o Jornal de Negócios (acesso pago).
A Aliança Democrática e os socialistas surgem, assim, separados por pouco mais de três pontos percentuais, o que não anda muito longe de um empate técnico, visto que a margem de erro da sondagem ronda os 4%. Por outro lado, há agora quase 14% de indecisos (contra 11,3% no início do mês), o que poderá ainda alterar os ponteiros da balança.
Embora mantenha o terceiro lugar, o Chega cai mais de quatro pontos percentuais, dos 16,4% para 12,3%, enquanto a Iniciativa Liberal sobe para os 9,2%. À esquerda, apenas o Livre aumenta ligeiramente as intenções de voto, para os 4%, mas fica à frente do Bloco de Esquerda (2,7%), do PAN (2,7%) e da CDU (1,8%).
Em entrevista ao Público (acesso pago), o ministro das Infraestruturas sublinha que Luís Montenegro “é o rosto do ‘não é não'” ao Chega, e que é “‘não é não’ até ao fim”. “Ficou claro que era caminho – podia haver outros –, mas este é ganhador”, afirma Miguel Pinto Luz, a menos de dois meses de novas legislativas antecipadas. Embora anteriormente tenha chegado a admitir que uma aliança com o Chega era “possível”, o governante mudou de posição, dizendo que “o Chega e André Ventura de há cinco anos não são aqueles que temos agora”. “Hoje a avaliação que faço é que o caminho que o Governo tomou é o caminho mais certo”, reitera.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova sondagem mostra Aliança Democrática a ultrapassar PS e queda do Chega
{{ noCommentsLabel }}