Prestação da casa cai para mínimos de dois anos e meio

Abril traz nova descida na prestação da casa entre os 30 e 115 euros. Mas há cada vez mais sinais de desaceleração das taxas. Reunião do BCE marcada para abril está a dividir investidores.

A prestação da casa vai voltar a descer no próximo mês. Os contratos que foram revistos em abril vão sofrer reduções na mensalidade paga ao banco entre 30 euros e 115 euros, de acordo com as simulações realizadas pelo ECO. Com isso, a prestação da casa irá cair para o valor mais baixo em dois anos e meio no caso dos empréstimos que estão associados à Euribor a seis meses e a 12 meses.

A descida das Euribor tem trazido boas notícias para as famílias nos últimos meses. Mas há cada vez mais sinais de desaceleração destas taxas que servem de base para o cálculo da prestação da casa. Em março, a Euribor a 12 meses estagnou.

Mantendo-se esta tendência, isto significa que a prestação da casa vai continuar a descer nos próximos meses, mas as descidas (e o impacto no bolso das famílias) serão cada vez menores.

Esta situação reflete as perspetivas para a política monetária no quadro da Zona Euro. Desde o verão passado, o Banco Central Europeu (BCE) tem vindo a aliviar as taxas de juro oficiais. Mas este ciclo de descidas pode estar perto do fim.

Esta quinta-feira, o vice-presidente Luis de Guindos afirmou que o banco central deve ser “extremamente prudente” nas suas decisões relativamente às taxas de juro, citando o quadro de incerteza marcado pela guerra de tarifas.

Por seu turno, o governador do Banco de Portugal defende que há margem para as taxas continuarem a descer. “Não há razão para o BCE se desviar da trajetória das taxas de juro incorporada nas projeções”, afirmou Mário Centeno numa entrevista publicada esta semana, sublinhando que “as projeções mais recentes não dizem para fazer uma pausa em abril”.

A próxima reunião de política monetária do BCE tem lugar nos dias 16 e 17 de abril.

Neste momento, os investidores estão divididos quanto ao que vai acontecer, com os mercados a admitirem uma probabilidade de 50/50 entre uma descida de 25 pontos base ou a manutenção da taxa de depósitos nos atuais 2,5%.

Quanto vai descer a prestação da casa?

Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, as contas para março são as seguintes:

  • Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá descer para 669,72 euros, menos 31,35 euros (-4,47%) relativamente à prestação que pagava desde janeiro;
  • Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 664,39 euros, uma descida de 74,22 euros (-10,1%) em relação à prestação que pagava desde outubro;
  • Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá cair para 665,8 euros, menos 113,78 euros (-14,6%) face à prestação que pagou no último ano.Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e, se o seu contrato for revisto agora, saiba quanto irá pagar a menos.
Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver o simulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prestação da casa cai para mínimos de dois anos e meio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião