Exportações de carros da União Europeia para os EUA valem 39 mil milhões
Estados Unidos são o maior mercado de exportação do setor automóvel para o bloco europeu. Em 2024 foram vendidos um total de 5,4 milhões de carros, no valor de 165,2 mil milhões de euros.
As exportações de carros da União Europeia para os Estados Unidos valeram 38,9 mil milhões de euros em 2024, revelou o Eurostat, um dia antes de entrarem em vigor nos EUA tarifas de 25% sobre todas as importações de automóveis, uma medida que vai afetar diretamente a indústria automóvel europeia. No total, o bloco europeu vendeu 5,4 milhões de veículos, no valor de 165,2 mil milhões de euros.
Segundo o gabinete de estatística europeu, os EUA são o maior destino das exportações de automóveis da UE, cujo valor das exportações subiu de 28,7 mil milhões de euros em 2019 para 38,9 mil milhões em 2024.
O setor automóvel vai ser o segundo setor alvo das taxas aduaneiras de Donald Trump, depois de terem sido implementadas taxas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, ainda no mês de março.
No mesmo dia em que a Administração norte-americana adiciona o setor automóvel à lista de produtos alvo de tarifas, Donald Trump deverá anunciar novas taxas aduaneiras sobre outros setores, assim como os detalhes das chamadas tarifas recíprocas, que vão atingir todos os países.
Na lista dos maiores mercados de exportação do setor automóvel europeu segue-se o Reino Unido e a China, com exportações de 34,3 e 14,5 mil milhões de euros.
Entre 2019 e 2024, a UE registou o maior aumento nas exportações de automóveis para a Turquia, com um aumento de 364,1%. Em contrapartida, as exportações para a China registaram a maior queda, diminuindo 22,3%.
Relativamente às importações de automóveis para a UE, a China e o Japão foram os maiores fornecedores, com 12,7 mil milhões de euros e 12,3 mil milhões de euros, respetivamente. O Reino Unido ficou em terceiro lugar com 11 mil milhões de euros, seguido pela Turquia com 9,1 mil milhões de euros e pelos Estados Unidos com 8,4 mil milhões de euros.
De 2019 a 2024, a UE registou o aumento mais significativo nas importações de automóveis provenientes da China, com um aumento de 1.591,3%, refere o Eurostat.
UE aumenta excedente no comércio de carros
Os 27 da UE exportaram 5,4 milhões de carros e importaram quatro milhões em 2024. Face a 2019, o ano anterior à pandemia de Covid-19, o número de carros exportados caiu 13,2%, enquanto as importações baixaram 3%.
Em termos de valores, a UE exportou 165,2 mil milhões de euros em carros e importou 75,9 mil milhões, o que resulta num saldo da balança comercial positivo de 89,3 mil milhões. Apesar da quebra no número de automóveis vendidos, o valor das exportações cresceu 17,7% (24,8 mil milhões de euros), face a 2019, enquanto as importações aumentaram 20%, ou 12,7 mil milhões.
Segundo o Eurostat, este aumento no valor das exportações é explicado pela subida dos preços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Exportações de carros da União Europeia para os EUA valem 39 mil milhões
{{ noCommentsLabel }}