Tarwi Foods levanta 900 mil euros para levar snacks de tremoço para o Médio Oriente
A startup portuguesa tem vindo a desenvolver desde 2021 snacks tendo por base o tremoço. O Médio Oriente é a primeira região na mira da expansão. Espanha e EUA estão na mira.

A portuguesa Tarwi Foods levantou um milhão de dólares (cerca de 924 mil euros) para internacionalizar os snacks à base de tremoço a nível global. O Médio Oriente é a primeira região na mira da expansão, começando pela Arábia Saudita e depois Emirados Árabes Unidos. Espanha e Estados Unidos estão igualmente nos planos da empresa.
“Até agora, a Tarwi foi totalmente construída com capitais próprios, alcançando um crescimento significativo de forma orgânica e com uma estrutura ágil. Este financiamento vai permitir-nos reforçar o que já está a funcionar — investir em talento, educação do consumidor e bases sólidas para a nossa expansão global”, diz Catarina Gorgulho, fundadora e CEO da Tarwi Foods, citada em comunicado.
O capital foi levantado junto da Homegrown Ventures, fundo com experiência de investimento em produtos de consumo (FMCG) e com “know-how prático em startups e acesso ao mercado do Médio Oriente”, destaca a fundadora. “Estamos ainda melhor posicionados para levar o nosso produto a mais consumidores em todo o mundo”, diz.
“No Médio Oriente, o nosso primeiro mercado de entrada será a Arábia Saudita, seguido dos Emirados Árabes Unidos em 2026/27. Quanto aos mercados futuros, estamos a considerar Espanha depois de penetrar Portugal, e o próximo mercado após penetrar Portugal/Espanha e Arábia Saudita/EAU, será os Estados Unidos”, adianta a CEO ao ECO.
Fundada em 2021, a startup portuguesa te vindo a desenvolver snacks tendo por base o tremoço, alimento rico em nutrientes, em proteína, fibra e aminoácidos essenciais. Em Portugal, a marca está presente nos grandes retalhistas como Continente, Pingo Doce e Auchan.
O financiamento da Homegrown Ventures irá impulsionar planos de crescimento da Tarwi, incluindo o reforço da sua presença em Portugal, a entrada no Médio Oriente, “aproveitando a forte ligação cultural ao tremoço”.
“A Catarina criou algo notável,” diz Nader Amiri. “O seu foco em produtos saudáveis e ricos em nutrientes tem impacto junto dos consumidores. É um orgulho apoiar o crescimento da Tarwi em Portugal, a sua expansão para o Médio Oriente e a sua contínua inovação”, refere o managing partner da Homegrown Ventures, citado em comunicado.
A empresa está agora focada em recrutamento estratégico para algumas posições. “Atualmente, a nossa equipa é composta por apenas três pessoas e planeamos contratar mais três: um head of sales, marketing manager, e um analista financeiro”, detalha a fundadora.
(notícia atualizada às 12h48 com dados sobre mercados de expansão)
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