Algarve entre regiões da Europa com maior número de dormidas em alojamentos de curta duração

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Abril 2025

Entre julho e setembro, a região algarvia contabilizou 6.077.649 dormidas reservadas através de plataformas como a Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor.

O Algarve foi uma das 20 regiões europeias que registou um número mais elevado de dormidas em alojamentos de curta duração no terceiro trimestre de 2024. Ao todo, segundo dados do Eurostat, contabilizou 6.077.649 dormidas reservadas através de plataformas como a Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor entre julho e setembro.

As regiões mais populares para alojamento de curta duração reservado através de plataformas online nesse período foram a Jadranska Hrvatska, na Croácia (25,2 milhões de noites, +6% face ao terceiro trimestre de 2023), a Andaluzia, em Espanha (17,2 milhões de noites, +23,1%), e a Provença-Alpes, na Côte d’Azur francesa (15,6 milhões de noites, +26,2%).

No ‘top 20’ de regiões da Europa mais populares nesse período encontram-se ainda outras cinco francesas, quatro espanholas, cinco italianas e duas gregas.

O Eurostat divulga ainda dados relativos a 2024, mostrando que os hóspedes passaram 854,1 milhões de noites em alojamentos de aluguer de curta duração na UE, reservados através da Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor. Isto representa um aumento de 18,8% em comparação com 2023 (719,0 milhões de noites), estabelecendo um novo recorde.

Com exceção de abril, todos os meses de 2024 registaram um número mais elevado de dormidas em alojamentos de curta duração em comparação com o mesmo mês de 2023.

Fonte: Eurostat

Os maiores aumentos relativos face a 2023 registaram-se em março (+48%), maio (+31,7%), agosto (+21,6%) e novembro (+21,5%). A evolução atípica de março para abril, em que se verificou uma queda de 1,8%, deve-se provavelmente ao facto de as férias da Páscoa terem caído em março em 2024, enquanto no ano anterior foram em abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Algarve entre regiões da Europa com maior número de dormidas em alojamentos de curta duração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião