Aliança Democrática vai passar a chamar-se AD – Coligação PSD/CDS
PSD e CDS-PP vão propor nome “AD - Coligação PSD/CDS”. Hugo Soares afirma que estão a "deixar de uma forma muito clara que é a coligação dos dois partidos", alegando que "não cria confusão".
A Aliança Democrática (AD) vai passar a chamar-se de AD – Coligação PSD/CDS-PP, anunciou o deputado Hugo Soares, esta quarta-feira, na sede nacional do PSD. O deputado social-democrata adianta ainda que as listas de candidatos da coligação às legislativas de 18 de maio serão entregues até segunda-feira.
“Fica claramente expresso que está é uma coligação apenas entre o PSD e o CDS-PP (…) Estamos a deixar de uma forma muito clara e transparente que é a coligação dos dois partidos representados pelos seus secretários-gerais”, disse o líder parlamentar do PSD na conferência de imprensa.
Quero recordar os portugueses que ao usarmos a sigla AD – Coligação PSD/CDS estamos a deixar de uma forma muito clara e transparente que esta coligação é representada pelos seus secretários-gerais.
Hugo Soares explica ainda que os “dois partidos estudaram o acórdão do Tribunal Constitucional com os juristas e chegaram à conclusão que o nome escolhido respeita os critérios”.
“Não há nenhuma confusão e é absolutamente distintivo de qualquer outro elemento que se tenha usado no passado com referência por extenso à Aliança Democrática. A AD é o nome pelo qual nós somos conhecidos numa coligação entre o PSD e o CDS”, afiançou Hugo Soares.
A decisão surge depois do Tribunal Constitucional ter chumbado o nome da coligação PSD/CDS, que na corrida às eleições legislativas de maio deixou de fora o Partido Popular Monárquico (PPM).
Os dois partidos ficaram impedidos de concorrer sob o nome Aliança Democrática (AD), visto que, segundo a juíza relatora, “manter a sigla era suscetível de induzir em erro o eleitor, fazendo-o acreditar estar perante a mesma coligação que incluía os monárquicos” nas eleições de 2024.
O PPM tinha contestado junto dos juízes do Palácio Ratton contra o uso da designação “Aliança Democrática” pelo PSD e o CDS, pelo facto de a coligação pré-eleitoral já não incluir aquele partido, na corrida às legislativas de 18 de maio.
Face a esta contestação, a solução de PSD e CDS foi manterem-se coligados e mudar o nome para “AD – Aliança Democrática – PSD/CDS”. Mas a mudança não convenceu o partido liderado por Gonçalo da Câmara Pereira, que se dizia estar a ser “gravemente lesado”.
(Notícia atualizada às 16h23)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aliança Democrática vai passar a chamar-se AD – Coligação PSD/CDS
{{ noCommentsLabel }}