Amazon procura uma aldeia para celebrar uma grande festa popular e continuar a apoiar o mundo rural em Espanha
As aldeias que queiram concorrer podem apresentar a sua candidatura até 8 de maio, partilhando um vídeo nas redes sociais com o hashtag #Amazonbuscapueblo e mencionando a conta @AmazonEspana.
A Amazon anunciou esta segunda-feira o lançamento de “Amazon procura aldeia”, uma iniciativa que visa encontrar a aldeia ideal para celebrar uma grande festa popular, no âmbito do seu “compromisso contínuo com o mundo rural”.
De 7 de abril a 8 de maio, qualquer habitante de uma aldeia de Espanha com menos de 500 habitantes pode participar neste concurso, apresentando a sua candidatura nas redes sociais (Instagram ou Facebook) com o hashtag #Amazonbuscapueblo e mencionando a conta @AmazonEspana no Instagram ou no Facebook. A cidade vencedora, que será anunciada no dia 20 de maio, desfrutará de uma festa, organizada pela Amazon, na qual todos os seus vizinhos poderão participar, com atividades para todas as idades, um mercado de pequenas empresas, música ao vivo, uma refeição popular e muitas outras surpresas.
“Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa. As festas populares são algo único e profundamente enraizado na nossa cultura. De acordo com um estudo que realizámos, estas celebrações são uma das épocas mais esperadas do ano e 8 em cada 10 inquiridos dizem que frequentam as festas das aldeias durante o verão, independentemente de terem ou não uma aldeia. Na Amazon, estamos empenhados em levar tudo o que os nossos clientes pedem a todos os cantos do país e, por isso, damos grande valor ao apoio às zonas rurais. De facto, a rede logística da Amazon permite-nos chegar a 100% dos códigos postais da península e a mais de 90% em 2 dias”, afirmou Ana Costi, responsável da Amazon Prime para a Europa.
Com ‘Amazon busca pueblo’, a empresa explicou que “reafirma o seu compromisso com o meio rural e os seus habitantes, apoiando a riqueza cultural, social e económica das aldeias de Espanha”. Com esta proposta, a Amazon quer dar visibilidade à vida nos municípios mais pequenos, promover o seu desenvolvimento e trazer as oportunidades que o comércio eletrónico oferece aos seus habitantes e empresários”.
Todos os que desejem participar devem partilhar nas redes sociais a candidatura da sua localidade em formato de vídeo, “aproveitando a sua criatividade e engenho” para gravar um “Pueblo Tour”, imitando alguns dos conhecidos “house tours” que assolam as redes sociais mostrando as residências de celebridades, onde podem mostrar os recantos mais bonitos da sua localidade, mostrar a praça da localidade, apresentar os seus vizinhos, os pratos típicos, as tradições, o comércio local e, sobretudo, responder à pergunta “Porque é que a Amazon deve escolher a sua localidade?
A aldeia vencedora deve estar localizada em Espanha, ter menos de 500 habitantes, possuir um rico património arquitetónico e natural, ter boas ligações e acessos rodoviários e de transportes públicos e ter, pelo menos, uma praça com capacidade para 2000 pessoas e um campo de futebol ou similar para atividades ao ar livre. Além disso, será valorizada positivamente se a aldeia tiver uma segunda praça (com capacidade para cerca de 500 pessoas sentadas), se dispuser de opções de restauração e alojamento e se tiver uma boa cobertura de telemóveis e Internet.
Qualquer residente de uma aldeia que reúna as características acima mencionadas pode apresentar uma candidatura. Para participar, será necessário fazer o upload de um vídeo para as redes sociais (Instagram ou Facebook) com a hashtag #AmazonWantsVillage de 7 de abril a 8 de maio (ambos incluídos). Além disso, @amazonespana no Instagram ou @Amazon.es no Facebook deve ser mencionado na descrição do vídeo. A duração do vídeo deve ser entre 30 e 90 segundos e o vídeo deve ser gravado em formato retrato (9:16, Instagram Reels).
Recomenda-se que o vídeo seja gravado com boa iluminação e com uma resolução mínima de 720p e que responda de forma clara e concisa à seguinte pergunta: “Porque é que a Amazon deve escolher a sua aldeia? O vídeo deve ter um áudio claro e compreensível. É permitida a utilização de música de fundo, desde que sejam respeitados os direitos de autor, sendo recomendada a utilização de música isenta de direitos de autor ou licenciada.
Os participantes devem ter os seus perfis públicos (abertos) para poderem carregar o vídeo. Cada aldeia será contabilizada apenas uma vez, independentemente do número de inscrições enviadas. Ao participar na iniciativa “Amazon Busca Pueblo”, os participantes concedem à Amazon os direitos de imagem dos vídeos e dos participantes para utilização na promoção do concurso e na organização dos festivais de aldeia durante 2025. Os termos e condições legais podem ser consultados em “www.aboutamazon.es/bases-concurso-amazon-busca-pueblo”.
Este concurso terá um júri composto pelo apresentador e meteorologista Roberto Brasero; o criador de conteúdos Xuso Jones; Ana Costi, diretora da Amazon Prime para a Europa, e Pablo Maderuelo, diretor do Comité Executivo da aliança empresarial Vivaces, que procura dar visibilidade ao potencial do meio rural. Eles serão responsáveis pela seleção da aldeia vencedora com base nos critérios propostos e cuja seleção será anunciada a 20 de maio.
VILAS
De acordo com o estudo realizado por Beruby para a Amazon, 7 em cada 10 pessoas no nosso país têm uma aldeia e 1 em cada 10, mesmo que não a tenha, gostaria de a ter. Este inquérito revela também que quase 47% das pessoas aproveitam para visitar a sua aldeia quando têm férias ou dias livres. Além disso, metade das pessoas reserva ou tenta reservar uma parte das suas férias para ir às festas da sua aldeia. Este é um sinal do enorme valor das aldeias no nosso país, que recebem milhares de visitantes todos os anos, especialmente durante a época de verão ou a época festiva.
Para muitos, estas festas populares são um dos momentos mais esperados do ano e, independentemente de terem ou não uma aldeia, 8 em cada 10 pessoas inquiridas dizem que vão às festas das aldeias durante o verão; há mesmo 40% que frequentam tanto as da sua aldeia como as das aldeias vizinhas e 13% que, embora não tenham uma aldeia, vão às das localidades próximas do seu local de residência. Assim, o inquérito da Amazónia mostra que 95% dos inquiridos afirmam ter ido às festas de uma aldeia em Espanha. Além disso, 27% não só assistem a estas festas como participam ativamente nelas, seja através de uma peña, de uma charanga ou de um grupo musical local, de uma associação ou do comité organizador das festas.
A Amazon indicou que tem “a firme intenção de contribuir para o desenvolvimento económico e social da Espanha rural, aproximando-se dos seus clientes onde quer que estejam. Por esta razão, e desde que a Amazon chegou a Espanha há 14 anos, a empresa investiu um grande esforço para garantir a sua capilaridade em todo o território, assegurando assim que os clientes das zonas rurais tenham acesso a todo o tipo de produtos”.
De acordo com um relatório da empresa de consultoria NERA**, 45% dos consumidores rurais valorizam a vasta seleção de produtos oferecida pelo comércio eletrónico, mais 4 pontos do que os que fazem compras nas cidades. Além disso, 57% dos consumidores rurais salientam que as compras em linha os ajudam a reduzir as distâncias na compra de produtos, uma vez que são obrigados, em média, a percorrer entre duas a três vezes mais quilómetros do que os seus vizinhos urbanos para comprar o que necessitam. Para todos eles, a Amazon dispõe de uma extensa rede logística que lhe permite chegar a 100% dos códigos postais da península e a mais de 90% em 2 dias.
Além disso, a Amazon indicou que para a empresa “o apoio às pequenas e médias empresas é fundamental. Portanto, o número de PMEs que vendem na Amazon de municípios com menos de 30.000 habitantes aumentou a uma taxa 41 pontos mais alta do que as localizadas nas cidades. Atualmente, existem 5.000 PME que vendem na Amazon a partir de zonas rurais em Espanha, 30% do número total de PME espanholas presentes na loja. Os clientes da Amazon só precisam de procurar o distintivo “pequena empresa”, através do qual podem identificar e comprar produtos de pequenas e médias empresas, proprietários de marcas e artesãos que vendem através da Amazon.
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