Greenvolt vai fornecer energia verde a 100 agências do Santander
A instalação na sede contará com 248 painéis fotovoltaicos, com uma produção anual estimada de 168,5 MWh, evitando a emissão de cerca de 45 toneladas de dióxido de carbono por ano.
A Greenvolt Comunidades, empresa do grupo Greenvolt focada nas soluções de autoconsumo coletivo, assinou um acordo com o banco Santander para fornecer energia verde a 100 agências da instituição financeira em Portugal.
A parceria, que já se encontra em fase de implementação, permite que algumas das agências já estejam a consumir energia renovável proveniente de comunidades energéticas da Greenvolt, localizadas em distritos como Aveiro, Porto, Lisboa, Coimbra, Leiria, Braga, Évora e Beja.
O acordo contempla também o desenvolvimento, implementação e gestão de uma comunidade de energia no edifício Santander, em Lisboa. A instalação contará com 248 painéis fotovoltaicos, com uma produção anual estimada de 168,5 MWh, evitando a emissão de cerca de 45 toneladas de dióxido de carbono por ano. Para além de suprir parte das necessidades energéticas do edifício, este modelo permite que outros membros consumidores e produtores se juntem à comunidade de energia criada.
Esta parceria permite ao Santander aceder a energia 100% renovável sem a necessidade de instalações individualizadas em cada agência, beneficiando da escala e da capilaridade do seu modelo operacional, explica a Greenvolt, no comunicado enviado às redações.
“A aposta na produção descentralizada, nomeadamente em contexto de autoconsumo coletivo, é uma forma eficiente de descarbonizar a atividade das empresas e a economia“, afirma João Manso Neto, CEO da Greenvolt, citado no mesmo comunicado. José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades, salienta que “este acordo demonstra a escalabilidade do modelo de comunidades de energia”.
Através da Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de comunidades de energia, foram até ao momento desenvolvidos mais de 160 projetos de norte a sul do país, contando 65 comunidades integralmente em funcionamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Greenvolt vai fornecer energia verde a 100 agências do Santander
{{ noCommentsLabel }}