Governo anuncia reforço de 50 milhões para obra da linha Rubi do Metro do Porto

Empreitada da Linha Rubi recebe reforço de 50 milhões de euros para "acomodar custos que vão surgindo num projeto desta magnitude", indica o presidente da Metro do Porto.

O ministro das Infraestruturas e Habitação anunciou esta quarta-feira um reforço de 50 milhões de euros para a obra da nova Linha Rubi do Metro do Porto. A ligação entre a Casa da Música e Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia) deverá entrar em funcionamento em 2026, de forma faseada, segundo avançou a transportadora.

O anúncio foi feito por Miguel Pinto Luz durante a cerimónia de assinatura do contrato relativo à compra de mais mais 22 novos veículos à chinesa CRRC Tangshan, num investimento de 69,5 milhões de euros. Estas novas composições devem ser entregues antes da entrada em operação comercial da Linha Rubi, à qual 18 delas estão prioritariamente destinadas.

“Os veículos vão ser todos entregues até ao final de 2027, sendo que em 2026 a empresa já tem de entregar seis veículos que vão ser necessários para começar a operar a Linha Rubi“, assinalou o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, à margem da cerimónia que decorreu na estação Campo 24 de Agosto.

A Linha Rubi, que agora recebe este reforço, tinha um valor inicial de 451 milhões de euros, segundo contabilizou Tiago Braga. A empreitada “vai ficar mais cara em 50 milhões de euros”, mas o presidente da transportadora advertiu que a necessidade de injetar mais dinheiro na obra poderá não ficar por aqui.

“É preciso ter noção de que, num trajeto desta magnitude, provavelmente não vai ser sequer a última necessidade de alteração orçamental”, alertou, justificando esta revisão de preços com “a inflação dos custos da construção civil, nomeadamente em termos de recursos humanos, que estão a aumentar muito significativamente”.

Em relação ao reforço anunciado esta quarta-feira pelo ministro, Tiago Braga disse que foi preciso “acomodar custos que vão surgindo num projeto desta magnitude“, lembrando que o mesmo sucedeu também na Linha Rosa devido aos custos adicionais com o túnel. “É preciso acomodar contingências associadas à própria natureza da obra”, reiterou.

Já o ministro das Infraestruturas pediu à empresa chinesa para que não haja derrapagens na data de entrega das composições, pedindo que assuma o “compromisso” de entregar três veículos por mês em 2026. Até porque, justificou, “já estamos fartos de não cumprir datas em Portugal”.

Linha Rubi arranca de forma faseada em 2026

O presidente da Metro do Porto adiantou ainda que, numa primeira fase, a Linha Rubi deverá arrancar em 2026 de forma faseada com dois troços: entre a Casa da Música e o Campo Alegre; e depois entre a Arrábida e Santo Ovídio, já em Vila Nova de Gaia. Ainda assim, o responsável considerou que a ligação entre Santo Ovídio e a estação ferroviária das Devesas é “fundamental”.

Tiago Braga referiu ainda que a Linha Rubi tem um “potencial de 12 milhões de clientes, mas – mais importante – três milhões de novos clientes para os outros modos, nomeadamente para a ferrovia por causa das Devesas”. Espera atingir os 150 milhões de clientes na rede da Metro do Porto em 2030.

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