Índia impõe “taxa de salvaguarda” de 12% sobre alguns produtos de aço

  • Lusa
  • 7:52

Tarifa sobre as importações de alguns produtos de aço visa proteger produtores indianos do "impacto adverso dos aumentos repentinos das importações" e garantir concorrência justa no mercado.

A Índia anunciou uma “tarifa de salvaguarda” de 12% sobre as importações de alguns produtos de aço, para proteger os produtores do país do “impacto adverso dos aumentos repentinos das importações” e garantir concorrência justa no mercado.

O Ministério do Aço e das Indústrias Pesadas da Índia, liderado por Shri H.D. Kumaraswamy, declarou que a “medida vai proporcionar um alívio crucial aos produtores nacionais [de aço], especialmente às pequenas e médias empresas, que têm enfrentado uma enorme pressão devido ao aumento súbito das importações”.

“O direito de salvaguarda vai ajudar a restabelecer a estabilidade do mercado e a reforçar a confiança da indústria nacional”, declarou o ministério indiano, num comunicado divulgado na noite de segunda-feira.

De acordo com os últimos dados de produção anual da Associação Mundial do Aço, que representa 160 produtores de aço, a Índia era, em 2024, o segundo maior produtor mundial de aço bruto, com mais de 149 milhões de toneladas produzidas por empresas do país.

A China, que ultrapassou a marca de mil milhões de toneladas de produção de aço bruto em 2020, ocupa o primeiro lugar em termos de produção desse material.

A situação atual dos produtores de aço indianos está a ser afetada pelas tensões e pela guerra comercial a nível mundial, que, no caso do setor siderúrgico, foi agravada pelas tarifas gerais de 25% impostas às importações de aço e de alumínio pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 11 de fevereiro.

O envio de aço e alumínio indianos para os EUA representam uma pequena proporção das exportações de Nova Deli para Washington, embora os exportadores de aço tenham beneficiado de uma forte procura no mercado norte-americano.

De acordo com um relatório publicado em fevereiro pela Moody’s Investors Service, esta situação pode vir a forçar os produtores indianos a procurar mercados alternativos, intensificando a concorrência noutras regiões e afetando potencialmente as margens de lucro.

Na Bolsa de Valores de Bombaim, onde estão cotadas as principais empresas indianas, a líder do setor siderúrgico, Tata Steel, subiu 0,57% após o anúncio da “tarifa de salvaguarda”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Índia impõe “taxa de salvaguarda” de 12% sobre alguns produtos de aço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião