IRGAwards voltam a premiar melhores do mercado. Conheça os nomeados de três categorias

A 37ª edição dos Investor Relations and Governance Awards, promovida pela Deloitte, entrega os galardões a 22 de maio, em Lisboa. Já são conhecidos os nomeados para as categorias de CEO, CFO e IRO.

Os prémios que distinguem as boas práticas no desenvolvimento do mercado empresarial e de capitais em Portugal estão de regresso. A 37ª edição dos Investor Relations and Governance Awards (IRGAwards), promovida pela Deloitte, entrega os galardões no próximo mês de maio e já são conhecidos os nomeados para as categorias de CEO, Chief Financial Officer (CFO) e Investor Relations Officer (IRO).

“O reconhecimento dos principais agentes económicos continua a ser um mecanismo relevante no ecossistema empresarial ao ampliar o rigor e a transparência, e ao reconhecer a eficiência das estratégias de negócio, sendo valorizadas a capacidade de inovação e transformação, os modelos de financiamento e de prospeção de novos mercados, a internacionalização das operações e a exportação de serviços, entre outros resultados estratégicos e operacionais”, comentou o presidente do Júri, Vítor Bento.

Nomeados para CEO, CFO e IRO dos IRGAwards 2025

Prémio CEO

  • João Manso Neto (Greenvolt)
  • Miguel Maya (BCP)
  • Paulo Macedo (CGD)
  • Pedro Castro e Almeida (Santander)
  • Rogério Henriques (Fidelidade)

Prémio CFO

  • Guy Patrick Pacheco (CTT)
  • João Dolores (Sonae)
  • Manuel Preto (Santander)
  • Miguel Bragança (BCP)
  • Paula Geada (CGD)

Prémio IRO

  • Ana Fernandes (Greenvolt)
  • Bernardo Collaço (BCP)
  • Cláudia Falcão (Jerónimo Martins)
  • João Gonçalves Pereira (Galp)
  • Miguel Viana (EDP)

Estas são três das seis categorias dos prémios, a par com Lifetime Achievement Award (personalidades com mais de 65 anos, cuja carreira tenha tido impacto significativo no desenvolvimento do mercado, particularmente no seu aprofundamento ou na melhoria da sua eficiência, transparência, responsabilidade e utilidade sociais, na melhoria da relação entre as empresas e os investidores, ou na melhoria do governo societário ou do mercado), o Sustainability Initiative Award (para projetos ou iniciativas que tenham tido impacto significativo num, ou mais, pilar(es) da sustentabilidade – ambiental, social ou governo – iniciados e/ou concretizados durante em 2024), o Transformation Award (projetos ou iniciativas com impacto significativo na transformação das atividades do mercado ou do negócio das empresas, iniciados e/ou concretizados no ano passado). Estes dois prémios têm origem em candidaturas das empresas, enquanto as escolhas dos restantes são da responsabilidade do Júri.

A edição de 2025 está subordinada ao tema “Embracing evolution, inspiring change” (“abrançar a evolução, inspirar a mudança”) e será dedicada à análise dos principais desafios geoeconómicos e geopolíticos atuais e com implicações futuras.

“O panorama político e económico atual, caracterizado por profundas transformações, exige dos líderes empresariais uma capacidade excecional para antecipar disrupções e ajustar decisões estratégicas, de forma a garantir a competitividade das organizações. Nesta cerimónia, com os principais líderes do nosso país, iremos analisar os fatores disruptivos da nossa conjuntura, marcada por elevada volatilidade e incerteza macroeconómica, à luz dos mais recentes acontecimentos geopolíticos e geoeconómicos”, afirmou o CEO e managing partner da Deloitte, António Lagartixo.

A cerimónia de entrega dos IRGAwards realiza-se a 22 de maio, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

No ano passado, os vencedores foram Paulo Macedo (CEO), Miguel Bragança (CFO), Ana Fernandes (IRO), Revigrés – Plano Integrado para a Descarbonização e Eficiência Energética (Sustentabilidade), NORS – Programa de Transformação CORE (Transformação) e Diane Villax (Carreira).

Como foram escolhidos os nomeados?

Elegíveis a estes prémios estão líderes de cotadas na bolsa de Lisboa, das entidades de interesse público e de grupos económicos com um volume de negócios igual ou superior a 400 milhões de euros. No caso do IRO, foram considerados os responsáveis por essa função das cotadas. As shortlists das organizações e personalidades que mais se destacaram em 2024 resultaram da auscultação de um colégio eleitoral qualificado (imagem abaixo), composto por representantes de entidades que atuam no setor financeiro e não financeiro, que inclui os órgãos sociais das organizações elegíveis, investment companies e market analysts.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRGAwards voltam a premiar melhores do mercado. Conheça os nomeados de três categorias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião