Panasonic vai reduzir 10 mil postos de trabalho

  • Lusa
  • 14:16

Está previsto que a redução dos postos de trabalho tenha início no terceiro trimestre do atual exercício fiscal, de outubro a dezembro, prolongando-se até ao terceiro trimestre seguinte.

A Panasonic, gigante japonesa de eletrónica, anunciou esta sexta-feira que vai reduzir 10 mil postos de trabalho, no âmbito de uma reestruturação que envolve a liquidação de empresas deficitárias, para enfrentar o agravamento da situação económica.

Estas medidas visam a redução de cinco mil postos de trabalho no Japão e outros cinco mil no estrangeiro, o que representa 4% da sua força de trabalho total, e têm como objetivo “aumentar a produtividade”, segundo a empresa.

O grupo refere em comunicado que irá examinar “em profundidade a eficácia operacional” de cada sucursal e filial, reavaliar o número de organizações e pessoal necessário, incentivar a cessão das atividades deficitárias “sem perspetivas de melhoria de lucros” e integrar e encerrar instalações.

As reduções dos postos de trabalho vão ser implementadas segundo as leis, regras e regulamentos laborais de cada país e região, e a maioria respeita aos departamentos de vendas e à administração das empresas do grupo, de acordo com a informação avançada pela EFE.

Está previsto que a redução dos postos de trabalho tenha início no terceiro trimestre do atual exercício fiscal, de outubro a dezembro, prolongando-se até ao terceiro trimestre seguinte.

A Panasonic anunciou esta sexta-feira uma redução de 17,5% no seu resultado líquido, para 366.205 milhões de ienes (cerca de 2.240 milhões de euros) no exercício terminado em 31 de março, comportamento que atribuiu principalmente à liquidação da sua filial de fabrico de LCD.

A faturação do grupo também registou uma descida, de 0,5%, para 8,46 mil milhões de ienes (51.750 milhões de euros).

O grupo tornou-se um gigante mundial dos eletrodomésticos na segunda metade do século XX, tendo estendido a sua atividade às baterias.

Graças aos esforços de reestruturação, a Panasonic pretende melhorar os seus lucros em, pelo menos, 150 mil milhões de ienes (918 milhões de euros), 70 mil milhões dos quais vão ser obtidos através da “otimização da força de trabalho”, segundo refere.

Estes valores não têm em conta o impacto das tarifas aduaneiras americanas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Panasonic vai reduzir 10 mil postos de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião