Murtra confirma a sua estratégia para a Europa na Alemanha: “Chegou o momento de investir e consolidar o setor”
É o que revela o diário económico alemão Handelsblatt, numa entrevista com Murta que afirma a sua intenção de "emagrecer o grupo e redirecionar os recursos para onde podemos gerar mais valor: Europa.
O presidente da Telefónica, Marc Murtra, confirma a nova estratégia da empresa de reforçar a sua presença na Europa e acelerar o investimento em mercados-chave como a Alemanha. “Chegou o momento de investir e de consolidar o setor”, afirma.
Durante a conversa, o executivo critica o excesso de burocracia alemã que, na sua opinião, está a dificultar a implantação de redes de fibra ótica: “No Brasil há proporcionalmente mais casas com fibra do que na Alemanha. Precisamos de um ambiente regulatório que incentive o investimento”, disse.
A Telefónica Deutschland, a sua filial alemã, é o terceiro maior operador móvel do país e pretende colmatar o fosso em termos de infra-estruturas com a Deutsche Telekom e a Vodafone. Neste contexto, Murtra centrou-se num dos projetos prioritários da filial alemã, o Our Grüne Glasfaser (UGG), uma empresa comum que visa ligar dois milhões de lares alemães até 2026.
Murtra anunciou também o seu forte apoio à consolidação do setor europeu: “A China, a Índia e os EUA têm três grandes operadores. A China, a Índia e os Estados Unidos têm três grandes operadores. A Europa tem 41. Precisamos de aumentar a escala”, disse, dando a entender que poderá haver uma mudança de empresa, embora sem confirmar objetivos concretos.
O jornal alemão recorda que a Telefónica está atualmente avaliada em mais de 25 mil milhões de euros e enfrenta o desafio de reforçar a sua competitividade face à estagnação de alguns mercados latino-americanos. O jornal pergunta também qual é o nível de endividamento da Telefónica. Murtra reconhece a pressão, mas mostra-se otimista: “Sei trabalhar sob pressão. E acredito que este é o momento para a Europa construir os seus próprios campeões tecnológicos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Murtra confirma a sua estratégia para a Europa na Alemanha: “Chegou o momento de investir e consolidar o setor”
{{ noCommentsLabel }}