Presidente da República ouve PSD, PS e Chega esta terça-feira
O chefe de Estado vai começar por ouvir PSD, PS e Chega esta terça-feira, segundo um anúncio publicado no portal oficial da Presidência da República.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai começar a ouvir os partidos políticos já esta terça-feira, 20 de maio, na sequência das eleições legislativas deste domingo. Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, o chefe de Estado vai ouvir na terça-feira:
- o PSD a partir das 11h;
- o PS a partir das 15h;
- e o Chega a partir das 17h.
“Na sequência das eleições para a Assembleia da República ontem realizadas, o Presidente da República nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 187.º da Constituição, vai iniciar amanhã, terça-feira, as consultas aos partidos políticos, tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna, e sem prejuízo dos círculos que ainda falta apurar”, lê-se na nota.
A Aliança Democrática venceu as eleições com 32,10% dos votos e 86 deputados, mais 3,9 pontos percentuais do que em março de 2024, a que se somam três deputados eleitos pela coligação PSD/CDS/PPM nos Açores, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o Parlamento, 58. Mas falta ainda apurar a votação nos consulados.
O PS registou o terceiro pior resultado da sua história e o pior desde 1987, enquanto o Chega voltou a crescer e foi um claro vencedor da noite.
O Bloco de Esquerda (BE) foi um dos grandes derrotados da noite eleitoral ao conseguir eleger apenas um deputado, ao contrário do Livre que foi o único partida da esquerda a melhorar o resultado face há um ano, passando de 3,18% para 4,20% e ao eleger seis deputados, mais dois que no ano ano anterior. A deputada única do PAN voltou a garantir um lugar no Parlamento.
A CDU, com 3,0%, passou de quatro para três deputados, enquanto a IL ganhou um deputado face às eleições de 2024 e passa a contar com nove deputados. O JPP foi uma das surpresas da noite eleitoral ao ser o novo partido no Parlamento.
(Notícia atualizada às 12h48 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente da República ouve PSD, PS e Chega esta terça-feira
{{ noCommentsLabel }}