Exclusivo Duas mil startups candidatam-se a 30 milhões de vouchers do PRR

Das duas tranches anteriores do programa "Vouchers para Startups", 22,5 milhões de euros já foram transferidos para o ecossistema de empreendedorismo.

Duas mil startups candidataram-se à terceira tranche de 30 milhões de euros do programa “Vouchers para Startups”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) num total de 90 milhões. Das duas tranches anteriores, 22,5 milhões de euros já foram transferidos para o ecossistema de empreendedorismo.

Em meados de março, abriram as candidaturas à terceira tranche de 30 milhões dos vouchers para startups, tendo sido eliminada a obrigatoriedade da componente verde, ampliando as “oportunidades de acesso a financiamento”. A nova tranche estipulava ainda uma “dotação prioritária” para projetos agrotech ou com contributos positivos para a transição climática.

“Foram recebidas um total de 2.000 candidaturas divididas da seguinte forma: Agrotech, com 154 candidaturas; contributo positivo para a transição climática (componente verde), 473 candidaturas, e geral, 1.374 candidaturas“, adianta fonte oficial da Startup Portugal ao ECO. “O maior volume de candidaturas ocorreu na dotação geral, que era a dotação onde era possível efetuar o alargamento da medida”, refere ainda.

Do total de 30 milhões, a maior fatia, um total de 23 milhões, será assim afeta “preferencialmente para apoiar startups com projetos de modelos de negócio, produtos ou serviços com forte componente digital ou tecnológica, bem como com potencial de escalabilidade“, estando ainda previstos três milhões para projetos agrotech e quatro milhões para “projetos que contribuam positivamente para a transição climática“.

Os projetos que virem a sua candidatura aprovada terão até ao final de 2025 para a sua execução.

Mais de 22 milhões já canalizados para o ecossistema

Anunciado pelo antigo ministro da Economia António Costa Silva durante a Web Summit de 2022, o programa “Vouchers para Startups” tem uma dotação total de 90 milhões de euros, mas duas tranches e quase três anos depois, apenas uma parte desse montante chegou efetivamente ao ecossistema de startups e incubadoras.

No que concerne à execução orçamental dos dois avisos da medida Vouchers para Startups – Novos Produtos verdes e digitais, informamos que o mesmo se encontra em 22,5 milhões de euros que foram transferidos para o ecossistema.

Startup Portugal

“No que concerne à execução orçamental dos dois avisos da medida Vouchers para Startups – Novos Produtos verdes e digitais, informamos que o mesmo se encontra em 22,5 milhões de euros que foram transferidos para o ecossistema”, adianta fonte oficial da Startup Portugal, entidade que recebe as candidaturas e faz a sua análise.

O valor é acima dos 10,98 milhões entregues às empresas até fevereiro, segundo dados adiantados pela Startup Portugal ao ECO. Das cinco mil candidaturas recebidas nas duas tranches, 21% foram aprovadas, correspondendo a um incentivo de 31,5 milhões de euros.

Um número indeterminado de candidaturas recebidas levantou suspeitas de fraude junto da Startup Portugal, que alertou o IAPMEI, tendo as mesmas sido reencaminhadas para o Ministério Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Duas mil startups candidatam-se a 30 milhões de vouchers do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião