BRANDS' ECO “Consumir menos e melhor é uma questão de racionalidade e de responsabilidade”
Repsol quer liderar a transição energética com proposta multienergia que alia poupança e sustentabilidade. Administrador-Delegado Armando Oliveira defende soluções alternativas para acelerar caminho.
Durante a Semana da Energia, o ECO conversou com Armando Oliveira, Administrador-Delegado da Repsol Portugal, sobre os desafios e oportunidades da transição energética. Numa altura em que o setor vive uma transformação profunda, o responsável defende uma abordagem pragmática, assente na complementaridade de soluções.
Da aposta em combustíveis renováveis à digitalização dos serviços, a Repsol quer posicionar-se como um parceiro estratégico das famílias e das empresas na construção de um futuro energético mais sustentável e eficiente.

Na Repsol, reconhecemos que o setor energético atravessa um dos maiores processos de transformação da sua história. A nossa resposta é guiada por um princípio fundamental: não existe uma única tecnologia ou solução capaz de garantir, por si só, uma transição energética equilibrada. Respondendo diretamente à questão, a nossa visão para responder ao trilema energético exige uma abordagem equilibrada, pragmática e tecnológica. Num cenário em que a procura por energia limpa cresce, mas os recursos são finitos, consumir menos e melhor é uma questão de racionalidade e de responsabilidade.
A visão multienergia da Repsol permite-nos operar num ecossistema energético mais resiliente. Ao integrar eletricidade, combustíveis renováveis, gás, hidrogénio e biometano, conseguimos não só diversificar as fontes de energia e reforçar a segurança do abastecimento, como também assegurar soluções competitivas para os consumidores. Esta abordagem plural responde diretamente ao trilema energético, oferecendo alternativas tecnológicas ajustadas aos diferentes setores da economia e aos perfis de consumo. É uma estratégia que se ancora na industrialização sustentável, na inovação tecnológica e na preservação do tecido económico, contribuindo para a soberania energética europeia e para a criação de emprego qualificado, alicerces de uma transição justa e imediata.
Que benefícios concretos podem os clientes esperar ao aderir à oferta multienergia da Repsol, em termos de preço, serviço e experiência integrada?As diversas fontes de energia são commodities. Ou seja, do ponto de vista dos consumidores a escolha é feita com base na melhor oferta em termos de preço e comodidade. Por isso, a proposta multienergia da Repsol foi pensada para criar valor tangível: conveniência, poupança e um serviço mais próximo. Oferecemos uma experiência energética integrada, onde eletricidade, gás, combustíveis e mobilidade convergem, com vantagens claras: descontos diretos, saldo acumulado em fatura, tarifas adaptadas aos hábitos e perfis dos consumidores e acesso a energia segura e sustentável. Esta lógica de plataforma permite simplificar a relação com a energia, promovendo decisões mais conscientes e eficientes. Hoje já são mais de 100 mil os clientes particulares que escolheram a Repsol como fornecedora de eletricidade e de gás em Portugal, o que demonstra a confiança crescente numa proposta que alia competitividade e conveniência.
Num contexto em que a energia se tornou um fator crítico da competitividade das famílias e empresas, queremos ser mais do que um fornecedor – queremos ser um parceiro estratégico na gestão da energia e na descarbonização progressiva da sociedade.
A eletrificação tem sido amplamente promovida como via de descarbonização, mas a coexistência de soluções parece ser o caminho a seguir. Qual é o papel dos combustíveis renováveis na estratégia da Repsol e que benefícios têm para os consumidores?Uma transição energética bem-sucedida exige pluralidade de soluções. A eletrificação tem um papel relevante, mas não é aplicável a todos os setores ou geografias no mesmo ritmo. É por isso que defendemos um modelo energético baseado na complementaridade entre eletrificação, biocombustíveis, energias renováveis como a eólica e novas energias como o hidrogénio.
Os combustíveis renováveis assumem um papel central na estratégia de descarbonização, especialmente na mobilidade. Permitem reduzir até 90% das emissões líquidas de CO₂, são compatíveis com os motores atuais e utilizam as infraestruturas existentes, o que os torna uma solução imediata e acessível para o consumidor, sem alterar hábitos de consumo. Já fornecemos mais de 67 milhões de litros de diesel Nexa 100% renovável em mais de 900 estações de serviço da Península Ibérica, com o objetivo de chegar a 1.500 até o final de 2025.

A utilização de combustíveis renováveis é uma das alavancas fundamentais da nossa ambição de alcançar zero emissões líquidas até 2050. Oferecem uma solução imediata para setores onde a eletrificação ainda não é viável, como o transporte rodoviário pesado, o aéreo e o marítimo. Por isso, defendemos políticas públicas que promovam a concorrência leal entre tecnologias e reconheçam o valor das soluções já disponíveis. Acreditamos que a transição energética será bem-sucedida se for tecnológica e socialmente inclusiva e os combustíveis renováveis são hoje uma solução já disponível para acelerar esse caminho.
Mas o nosso compromisso vai mais além do produto. Estamos a transformar os nossos complexos industriais em centros multienergéticos capazes de processar uma grande variedade de matérias-primas e resíduos orgânicos para desenvolver combustíveis com menor pegada carbónica. Isto posiciona a Repsol na vanguarda da industrialização e da economia circular.
Que papel tem a tecnologia na vossa oferta multienergia?A tecnologia é a base da nossa capacidade de inovar e diferenciar. Nos nossos centros de investigação, como o Repsol Technology Lab, desenvolvemos combustíveis renováveis de última geração, plataformas digitais para gestão energética inteligente e soluções para otimização de consumos em tempo real.
Tecnologia, para a Repsol, não é apenas desenvolvimento de produto, é uma forma de tornar a energia mais próxima, acessível e eficiente. Exemplos disso são os nossos serviços digitais personalizados do programa de fidelização My Repsol, que permite aos clientes gerir consumos, beneficiar de vantagens e fazer escolhas informadas, tudo numa só app.
A eficiência energética começa na capacidade de tomar decisões com base em dados. Por isso, queremos continuar a investir na digitalização como ferramenta-chave.
O que distingue a proposta de valor da Repsol face a outras empresas do setor energético em Portugal? Como pretendem consolidar esse posicionamento nos próximos anos?O nosso diferencial reside na combinação entre visão estratégica, capacidade industrial e foco no cliente. A Repsol está presente em toda a cadeia de valor da energia, o que nos permite agir com rapidez, e oferecer uma proposta multienergia abrangente para o mercado português.
Estamos empenhados em capacitar os consumidores com ferramentas para conhecerem e otimizarem os seus consumos (como simuladores e planos personalizados), mas também a desenvolver tecnologias que aumentem a eficiência dos produtos energéticos que fornecemos. A integração de digitalização, inteligência artificial e serviços de gestão de energia serão crescentemente centrais neste caminho.
No segmento empresarial, promovemos soluções para monitorizar e reduzir consumos, gerir frotas com menor pegada carbónica e compensar emissões, sempre com o objetivo de acelerar a transição sem comprometer a produtividade.
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