Consultora PwC apoiou franceses do BPCE na compra do Novobanco

Consultora esteve a cargo da 'due diligence' e apoiou a equipa jurídica liderada pela Darrois Villey Maillot Brochier através de um grupo de advogados de M&A, imobiliário, laboral e Direito Público.

A PwC fez parte da equipa de assessores do negócio de 6,4 mil milhões de euros que envolveu o Novobanco, a norte-americana Lone Star e os franceses do BPCE. A consultora, através de equipas multidisciplinares, assessorou o grupo que detém a Natixis na assinatura do Memorando de Entendimento para aquisição do de uma participação de 75% no capital do banco português liderado por Mark Bourke.

A PwC Portugal fez due diligence (diligência prévia) legal e laboral, financeira, fiscal, de recursos humanos, comercial, prudencial, compliance e regulatória, de sustentabilidade (ESG) e tecnologia e operações. Apoiou ainda a equipa jurídica que esteve na transação do lado do comprador, liderada pela Darrois Villey Maillot Brochier, que também incluiu a sociedade de advogados portuguesa CS’Associados.

A equipa jurídica portuguesa da PwC foi liderada por Isabel Coelho dos Santos (sócia de Corporate M&A) e integrou advogados de várias áreas de prática, incluindo a managing partner, Cristina Cabral Ribeiro, Miguel Paiva Antunes (senior manager de Corporate M&A), Ana Pinto Nunes (manager de Corporate M&A), Fernando Costal Carinhas (responsável de Imobiliário), Tiago Silva Abade (responsável de Direito Público e Privacidade), Bernardo Xavier Cid (manager de Direito Público e Privacidade) e Levi França Machado (responsável de Laboral).

Quanto ao vendedor, o fundo Lone Star, foi apoiado neste processo pela sociedade de advogados DLA Piper em Lisboa, que trabalhou em conjunto com o escritório norte-americano Weil, Gotshal & Manges.

A operação prevê uma contrapartida em numerário a ser paga no momento do fecho, que avalia 100% do capital social do banco em aproximadamente 6,4 mil milhões de euros até ao final de 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consultora PwC apoiou franceses do BPCE na compra do Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião