Ventura espera espera acordo com Montenegro sobre imigração e IRS

  • Lusa
  • 2 Julho 2025

O presidente vai encontrar-se esta quinta-feira com o primeiro-ministro para tentar chegar a um entendimento quanto à lei da nacionalidade e descida do IRS.

O presidente do Chega disse que na quinta-feira irá encontrar-se com o primeiro-ministro e espera chegar a um entendimento quanto às alterações à legislação sobre nacionalidade e imigração e também no que toca à descida do IRS. O gabinete de Luís Montenegro já confirmou a reunião.

“Espero amanhã [quinta-feira] poder anunciar ao país que, em matéria de descida de impostos e em matéria de imigração, chegámos ao mínimo consenso possível para aprovar já na sexta-feira medidas que entrem em vigor rapidamente no país”, afirmou esta quarta-feira, indicando que espera poder fazer esse anúncio com o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

André Ventura falava aos jornalistas no Cacém, concelho de Sintra e distrito de Lisboa, onde acompanhou a candidata do partido à Câmara Municipal de Sintra numa arruada.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro confirmou, entretanto, o encontro entre Montenegro e Ventura, referindo que se realiza a pedido do presidente do Chega.

O líder do Chega indicou que não esteve presente na reunião desta quarta-feira com os ministros da Presidência, António Leitão Amaro, e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, porque estará na quinta-feira com o primeiro-ministro.

“Estarei amanhã com o primeiro-ministro, que acho que é o que um líder de um partido deve fazer. A reunião agora está a acontecer a nível da bancada parlamentar com o Governo, e amanhã penso que terei a oportunidade de, se isso acontecer, podermos anunciar que se chegou a esse entendimento, com o primeiro-ministro”, afirmou.

Questionado a que horas e onde decorrerá essa reunião, André Ventura disse não ter “muitos dados sobre isso”.

O líder do Chega indicou que ainda “há negociações a decorrer” e apelou ao Governo que “tenha a boa vontade para chegar a um entendimento ainda esta noite ou durante o dia de amanhã”.

Ventura disse que a reunião desta quarta-feira com os ministros “visa articular e preparar e chegar a consensos nas matérias de imigração e nas matérias de fiscalidade” e indicou que estiveram presentes, pelo Chega, o líder parlamentar, Pedro Pinto, e o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, o deputado Rui Afonso.

Questionado qual o sentido de voto do Chega quanto aos diplomas que o Governo levou ao parlamento matéria de descida do IRS, e de alterações à legislação da nacionalidade e imigração, que serão discutidos e votados na sexta-feira, André Ventura não adiantou.

“Estamos neste momento a negociar com o Governo”, disse, indicando as diferenças entre as propostas do Chega e as do Governo.

“Vamos esperar que a reunião decorra com o Governo para ver também qual é a abertura que o Governo tem para este caminho que está a ser feito. Agora, é importante também que o Governo decida que caminho quer fazer nesta legislatura” e se mostra “boa vontade” para negociar com a oposição, afirmou.

Ainda assim, admitiu que os diplomas possam descer à especialidade, mas alertou que “o processo será mais longo, demorará mais”.

“Acho que se houver boa vontade, se houver líderes com boa vontade e partidos com boa vontade, nestas matérias sensíveis conseguiremos, pelo menos, chegar a um entendimento comum e garantir que as leis entram em vigor rapidamente e não vamos andar agora meses e meses e meses numa discussão que as pessoas depois deixam de acompanhar para não entrar em vigor em nada”, defendeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ventura espera espera acordo com Montenegro sobre imigração e IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião