Rita Cunha Leal e José Azevedo Rodrigues entram na administração da Parpública

Rita da Cunha Leal e José Azevedo Rodrigues entram para o conselho de administração como vogais não executivos para terminar o mandato 2024-2026.

A Parpública informou esta quinta-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que foram eleitos, com efeitos a 1 de julho de 2025, dois novos membros para a administração.

“Rita Domingues dos Santos da Cunha Leal e José Miguel Azevedo Rodrigues foram eleitos, como vogais não executivos do conselho de administração da Parpública e, simultaneamente, vogais da comissão de auditoria, para completar o mandato 2024-2026″, lê-se no comunicado.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Rita Cunha Leal estava como coordenadora da Unidade de Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP) desde setembro de 2024.

Foi também entre junho de 2015 a junho de 2016, advogada na sociedade de advogados Gomez -Acebo & Pombo, integrando a equipa de Direito Público e Regulatório, com atividade predominante nas áreas de contratação pública, parcerias público-privadas, project finance e contencioso administrativo. Entre outubro de 2003 e abril de 2008, foi advogada no Sérvulo Correia & Associados (hoje Sérvulo & Associados). O mesmo escritório de advogados que a Parpública contratou sem autorização do Ministério Finanças.

Licenciado em Gestão pelo Iscte, José Miguel Azevedo Rodrigues é revisor oficial de contas e partner na Azevedo Rodrigues, Batalha, Costa e Associado. É ainda docente no Iscte Executive Education e consultor da CBR – Consultoria e Investimentos, onde desenvolve projetos na área da fiscalidade e do controlo de gestão, de acordo com o currículo publicado no site do Iscte.

Foi ainda administrador não executivo da Parpública – Participações Públicas entre 2020 e 2024, onde presidiu a respetiva comissão de auditoria.

A Parpública concentra as participações empresariais do Estado em empresas como a Estamo, Companhia das Lezírias ou Águas de Portugal e também está a gerir o processo de privatização da TAP. Atualmente é liderada por Joaquim Cadete, que substituiu José Realinho de Matos o ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rita Cunha Leal e José Azevedo Rodrigues entram na administração da Parpública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião