José Luís Carneiro vai terminar mandato que ficou vago com saída de Pedro Nuno

  • Lusa
  • 18:04

 Eurico Brilhante Dias explica que "o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, terminará o mandato que ficou vago aquando da saída de Pedro Nuno Santos".

O líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias, afirmou esta sexta-feira que o novo líder do PS, José Luís Carneiro, vai terminar o mandato de dois anos que ficou vago aquando da demissão do seu antecessor, Pedro Nuno Santos.

Esta posição foi transmitida por Eurico Brilhante Dias, em conferência de imprensa, depois de confrontado com a notícia do semanário Expresso, segundo a qual o PS estará “num imbróglio estatutário”, já que José Luís Carneiro é apenas líder intercalar e “terá de ser novamente eleito – e desta vez sendo o processo acompanhado de um congresso”.

O presidente do Grupo Parlamentar do PS manifestou surpresa por essa notícia ter sido “primeira página” no jornal, “porque essa foi a decisão que a Comissão Nacional do PS tomou”.

A Comissão Nacional do PS tomou uma decisão de abrir um processo eleitoral para a vacatura do [anterior] secretário-geral”, Pedro Nuno Santos, que se demitiu do cargo na sequência da derrota nas últimas eleições legislativas. De acordo com Eurico Brilhante Dias, essa vacatura, resultante da demissão do anterior líder, “terminou com a eleição do secretário-geral do PS – e só isso”.

“Portanto, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, terminará o mandato que ficou vago aquando da saída de Pedro Nuno Santos. Para nós, é uma questão que não é sequer notícia. Essa é a decisão da Comissão Nacional do PS que levou à convocação de eleições” diretas para a liderança, acentuou.

Ou seja, de acordo com Eurico Brilhante Dias, o secretário-geral do PS vai terminar o mandato de dois anos “que estava em curso”.

“É simples. Para nós, é claro e transparente”, acrescentou. Pedro Nuno Santos foi eleito secretário-geral do PS em dezembro de 2023, sucedendo a António Costa, e o congresso que se seguiu realizou-se em janeiro de 2024. Pelos estatutos do PS, o próximo congresso do PS deverá realizar-se nos primeiros meses de 2026.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Luís Carneiro vai terminar mandato que ficou vago com saída de Pedro Nuno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião