Deloitte já tem nova sede de 35 milhões para 600 funcionários no Porto

Consultora e auditora concentra equipa portuense no antigo edifício de escritórios da seguradora Ageas na Invicta. Imóvel reabilitado por 35 milhões vai ser comprado pela BPI Gestão de Ativos.

Já está pronto o edifício de escritórios na zona da Boavista onde a Deloitte vai instalar a nova sede na cidade do Porto. Com uma área de 10.300 metros quadrados, o Mutual vai acolher os mais de 600 trabalhadores da consultora e auditora que até agora estavam distribuídos por instalações no Bom Sucesso e em Bessa Leite.

Localizado no número 39 da Rua Gonçalo Sampaio, na zona do Campo Alegre e a poucos metros da rotunda da Boavista, o imóvel que durante vários anos foi a sede da seguradora Ageas na Invicta será a nova casa da Deloitte, que chegou a assinar um acordo de pré-arrendamento para o novo empreendimento da Civilria no Nó de Francos.

Alvo de uma profunda obra de reabilitação, num investimento superior a 35 milhões de euros, o imóvel resultou de uma parceria entre a promotora e investidora londrina Osborne, que comprou o edifício em 2023, e a promotora portuense Adriparte, especializada no segmento do imobiliário de luxo. O empreendimento vai ser adquirido pela BPI Gestão de Ativos.

Gustavo Alves Gonçalves, diretor da Adriparte; Jim Osborne, cofundador e diretor da Osborne; Pedro Baganha, vereador do Urbanismo da Câmara do Porto; e Fernando Caldas, diretor-geral da Osborne em Portugal

Com cerca de 1.400 metros quadrados de áreas exteriores, 144 lugares de estacionamento, espaços verdes e um rooftop com vista panorâmica sobre o rio Douro e o Atlântico, o Mutual está equipado com painéis solares, postos de carregamento para veículos elétricos, estacionamento para bicicletas e balneários.

O projeto foi do gabinete de arquitetura Openbook, que nesta reabilitação preservou alguns dos elementos originais do edifício: os murais do átrio de entrada, da autoria da artista Lídia Vieira, foram restaurados; e o revestimento original em cobre foi reaproveitado para criar um painel escultórico que serve de fundo à receção do edifício.

Em novembro, quando se soube da mudança, Cláudia Bernardo, partner e COO da Deloitte, que no verão passado inaugurou também um novo escritório em Braga num investimento de 10 milhões, referiu que esta mudança para um “espaço de referência” no Porto reforça o “posicionamento na região Norte do país e [proporciona] às pessoas e clientes um espaço único em termos de qualidade e funcionalidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deloitte já tem nova sede de 35 milhões para 600 funcionários no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião