Carlos Oliveira é o novo chairman da TAP. Luís Rodrigues mantém-se CEO

Antigo CEO da Fundação José Neves e ex-secretário de Estado de Passos Coelho, atualmente a presidir um órgão consultivo do Governo, vai presidir o Conselho de Administração da TAP.

Carlos Oliveira será o novo chairman da TAPRicardo Castelo

Mais de dois anos depois, a TAP vai retomar o anterior modelo de governação. Luís Rodrigues mantém-se aos comandos da companhia aérea como CEO, mas o Governo decidiu esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, nomear Carlos Oliveira como chairman. O gestor poderá vir a ser, na prática, o representante do Estado na companhia aérea após o processo de privatização lançado esta quinta-feira.

“Separar [os cargos] de chairman e CEO é um modelo de governance mais saudável”, justificou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.

Carlos Oliveira, atual presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação desde outubro do ano passado, assumirá assim a presidência do Conselho de Administração da TAP, decisão que é anunciada no mesmo dia em que o Executivo deu início ao processo de reprivatização de 49,9% do capital da empresa. Apesar desta alteração, o restante conselho mantém-se em funções.

Com um vasto currículo na gestão, e ligado à tecnologia e ao empreendedorismo, Carlos Oliveira completou recentemente, em maio de 2025, várias formações da IATA, nomeadamente “Introdução à Indústria da Aviação Num Mundo em Mudança”, “Visão Geral do Sistema de Transporte Aéreo”, “Gestão de Receitas das Companhias Aéreas” e “Atendimento ao Cliente nas Companhias Aéreas”, de acordo com informação disponibilizada pelo próprio no LinkedIn.

Foi também cofundador e CEO da Fundação José Neves, tendo abandonado a instituição quando José Neves se demitiu da Farfetch, numa altura em que a empresa colapsou. Antes disso, chegou a ser secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, entre junho de 2011 e fevereiro de 2023, no primeiro Governo de Pedro Passos Coelho, e presidiu a Startup Braga e a InvestBraga.

Atualmente, além de presidir aquele órgão consultivo do Governo, Carlos Oliveira desempenha vários cargos, como o de conselheiro sénio do dean da Nova SBE, conselheiro do Conselho Económico e Social, chairman não executivo do International Business Group (IBG), chairman da startup Automaise, administrador não executivo da DevScope e embaixador do Conselho Europeu de Inovação, de acordo com informação disponibilizada pelo próprio no LinkedIn.

A função de chairman da TAP tem sido desempenhada desde abril de 2023 pelo próprio CEO da companhia aérea, Luís Rodrigues. O gestor, que até à nomeação liderava a SATA, foi a solução de liderança encontrada pelo último Governo do PS para a TAP, depois da demissão da liderança anterior.

Em causa, a polémica indemnização de meio milhão de euros paga aquando da saída da administradora Alexandra Reis. Em março de 2023, com o Governo também debaixo de fogo, Fernando Medina, então ministro das Finanças, e João Galamba, então ministro das Infraestruturas, anunciaram em direto a demissão com “justa causa” de Manuel Beja, chairman, e da CEO, Christine Ourmières-Widener.

Esta quinta-feira Luís Montenegro, primeiro-ministro, anunciou que o Governo vai reprivatizar 49,9% do capital da TAP, entregando 44,9% a um investidor privado ou mais e 5% aos trabalhadores. Se os objetivos do Executivo não forem atingidos, está previsto que o Governo possa matar o processo de reprivatização sem lugar a indemnização.

(Notícia atualizada às 17h34 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Oliveira é o novo chairman da TAP. Luís Rodrigues mantém-se CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião