EUA impõem tarifa de 35% a produtos do Canadá a partir de 1 de agosto
Donald Trump disse também que planeia impor tarifas gerais de 15% ou 20% sobre a maioria dos outros parceiros comerciais. União Europeia pode estar prestes a receber carta.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai impor uma tarifa de 35% sobre as importações vindas do Canadá, a partir de 1 de agosto. “Em vez de trabalhar com os Estados Unidos, o Canadá retaliou com as suas próprias tarifas”, justificou o republicano, na quinta-feira.
“A partir de 1 de agosto de 2025, vamos impor uma tarifa de 35% sobre os produtos canadianos exportados para os Estados Unidos, independentemente de quaisquer tarifas setoriais“, escreveu. Trump especificou que as tarifas serão adicionadas às impostas a setores específicos, como o aço ou os automóveis, duas das principais exportações do Canadá para os Estados Unidos, o maior parceiro comercial de Otava.
O republicano acrescentou que poderia considerar ajustar a tarifa se o Canadá ajudasse os Estados Unidos a conter o fluxo de fentanil, um poderoso opiáceo. “Estas tarifas podem ser alteradas, para mais ou para menos, dependendo da nossa relação com o seu país”, alertou Trump, numa carta dirigida ao primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, e partilhada na rede social que o republicano detém, a Truth Social.
Esta foi a última de 20 cartas enviadas pelo Presidente norte-americano a parceiros comerciais de todo o mundo desde segunda-feira.
O primeiro-ministro do Canadá reagiu à decisão do líder da Casa Branca através de uma mensagem publicada na rede social X, em que afirma que o seu Governo continuará a defender os trabalhadores e as empresas canadianas nas suas negociações com os EUA, à medida que se aproximam do prazo estabelecido.
Tweet from @MarkJCarney
A tarifa de 35% agora anunciada é um aumento da atual taxa de 25% que Trump tinha aplicado ao Canadá. A exclusão de bens abrangidos pelo acordo comercial EUA – México – Canadá (USMCA) deverá manter-se e as tarifas de 10% sobre energia e fertilizantes também não deverão mudar, embora o Presidente norte-americano não tenha tomado uma decisão final sobre essas questões, segundo um funcionário da Administração citado pela Reuters.
Na quinta-feira à noite, Trump anunciou, numa entrevista por telefone com a emissora norte-americana NBC, que planeava enviar uma carta semelhante à União Europeia (UE) “hoje ou amanhã” (quinta-feira ou esta sexta-feira). “Gostaria de fazer isso hoje” (quinta-feira), disse o Chefe de Estado norte-americano.
“Estou a falar com a UE, que, como sabem, é composta por vários países, e também com o Canadá. Devemos enviar [as cartas] nas próximas horas”, acrescentara Trump.
Na mesma entrevista, o Presidente dos EUA disse que outros parceiros comerciais que ainda não receberam uma carta provavelmente enfrentariam tarifas gerais. “Nem toda a gente tem de receber uma carta. Vocês sabem disso. Estamos apenas a definir as nossas tarifas. Vamos apenas dizer que todos os países restantes vão pagar, seja 20% ou 15%. Vamos resolver isso agora”, afirmou.
Na quarta-feira, o Presidente norte-americano anunciou que as tarifas de 50% sobre as importações de cobre entram em vigor a 1 de agosto.
Em 2024, os Estados Unidos importaram quase metade do cobre que consumiram, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, sendo que a maioria das remessas vieram do Chile e do Canadá.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA impõem tarifa de 35% a produtos do Canadá a partir de 1 de agosto
{{ noCommentsLabel }}