Holding pública da Defesa quer construir fábrica de munições em Alcochete

  • ECO
  • 9:27

Holding pública das empresas de Defesa vai apresentar ao Governo um projeto para a construção de uma fábrica com capacidade para produzir 50 milhões de munições por ano e criar 70 postos de trabalho.

A idD Portugal Defence, holding pública para a área da Defesa, quer criar uma fábrica de munições de pequeno calibre, em Alcochete, num investimento que rondará os 40 milhões de euros, avança o Jornal de Notícias (acesso pago). O objetivo do projeto, que já está concluído e vai ser apresentado ao Governo nos próximos meses, passa por capacitar as Forças Armadas Portuguesas com este tipo de projéteis e exportar para países da NATO.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da empresa pública, Ricardo Alves, a fábrica terá capacidade para produzir 50 milhões de munições por ano e vai criar 70 postos de trabalho, marcando o regresso de Portugal à produção destes explosivos. O investimento, junto da unidade de desmilitarização da idD, deverá contar com uma participação do Estado entre 35% e 60%.

Em causa estão munições de pequeno calibre, de 5,56 e 7,62 milímetros, utilizadas por todas as forças nacionais destacadas e pelos exércitos da NATO nas suas armas ligeiras. O dirigente da idD justifica que “há uma procura crescente muito grande por estas munições porque houve uma série de décadas seguidas em que não houve investimento e muitos países estão sem stocks“. É no âmbito dessa procura “que existe a intenção de montar a fábrica munições”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Holding pública da Defesa quer construir fábrica de munições em Alcochete

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião