MetLife muda liderança em Portugal
Oscar Herencia vai para o Chile gerir o quarto maior mercado da seguradora, Metlife Seguros Chile, Ricardo Sánchez Pato sucede-lhe à frente da MetLife Iberia.
A MetLife nomeou Ricardo Sánchez Pato para o cargo de diretor-geral para Portugal e Espanha, anunciou a seguradora esta terça-feira. O novo responsável substitui Oscar Herencia, que é promovido a diretor-geral da Metlife Seguros no Chile – o quarto maior mercado da companhia no mundo.

Para ser nomeado para o cargo foram fundamentais o conhecimento que adquiriu da empresa, após oito anos integrado na seguradora, a formação, experiência, conhecimento do mercado e posição de referência no setor.
Ricardo Sánchez Pato entrou na MetLife em 2012 e durante quase seis anos liderou o crescimento da empresa em produtos de Proteção de Pagamentos, como Diretor de Negócio Corporativo. Após uma passagem pela Axa Espanha, regressou à MetLife Iberia em 2023 como subdiretor-geral e diretor de Negócio Corporativo e Bancassurance. Nessas funções, liderou o desenvolvimento de negócio através de novos acordos de distribuição com terceiros para Direct to Consumer e da aposta no canal de Bancassurance, “que cresceu nestes anos de forma exponencial”, indica a empresa.
Nesta segunda etapa trabalhou com Oscar Herencia no desenvolvimento de iniciativas estratégicas e projetos-chave para a evolução e crescimento da seguradora em Portugal e Espanha, assegurando também o processo de transição na liderança.
“A MetLife é uma parte fundamental do meu desenvolvimento profissional e é um orgulho ter a oportunidade de contribuir para o crescimento da empresa neste novo cargo. Tenho a ambição de continuar a construir sobre os sucessos alcançados pelo Oscar Herencia, impulsionando o crescimento sustentável do negócio e reforçando o nosso compromisso com os clientes, o talento interno e a inovação como motor de transformação”, afirma Ricardo Sánchez Pato.
Há mais de 25 anos no setor segurador, o novo diretor-geral da MetLife Iberia começou a carreira profissional na área da Consultoria Atuarial, no Grupo Marsh, e trabalhou posteriormente em diversas companhias de seguros como a Swiss Life, VidaCaixa e CASER. Trabalhou na AXA como Diretor de Negócio Corporativo e Digital para Espanha, antes de regressar à MetLife, em 2023.
Licenciado em Ciências Económicas e Empresariais, bem como em Ciências Financeiras e Atuariais pela Universidade Complutense de Madrid, Sánchez Pato frequentou diferentes cursos de pós-graduação, incluindo um Executive Master em Direção Comercial e Marketing na IE Business School e um Master em Negócios Digitais (PADDB+) na The Valley Digital School.
Já Oscar Herencia, diretor-geral da MetLife Iberia há mais de 13 anos, foi promovido a diretor-geral da MetLife Seguros no Chile, o quarto maior mercado por volume de operações da MetLife.
Herencia está há com mais de 30 anos na MetLife, onde desempenhou diferentes cargos de responsabilidade desde a sua entrada na companhia em 1995. Começou como diretor Comercial (na altura a empresa chamava-se Aleco), foi diretor-geral da Metlife Portugal de 2007 a 2012, ano em que assumiu a liderança da empresa para a Península Ibérica.
“Sob a sua liderança, a seguradora reforçou o seu posicionamento no âmbito dos seguros de proteção pessoal, vida e acidentes pessoais, impulsionando novos modelos de distribuição como o telemarketing e avançando decididamente no seu processo de digitalização”, lê-se no comunicado.
“É um orgulho continuar a crescer dentro de uma multinacional como a MetLife, em que desenvolvi praticamente toda a minha trajetória profissional. Assumo este novo desafio com entusiasmo e responsabilidade, com o firme propósito de continuar a fortalecer o nosso negócio num mercado estratégico para a MetLife, como é o Chile, tentando acrescentar valor aos nossos clientes, trabalhadores e parceiros estratégicos”, assinalou Oscar Herencia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
MetLife muda liderança em Portugal
{{ noCommentsLabel }}