Trump afasta demitir Jerome Powell da liderança da Fed
Presidente americano tem criticado duramente o presidente da Reserva Federal por não baixar as taxas de juro e terá discutido a sua demissão num encontro com os republicanos do Congresso.
O Presidente dos EUA acabou por afastar a demissão de Jerome Powell da liderança da Reserva Federal (Fed), depois de uma fonte da Casa Branca, citada pela agência Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês), ter avançado que a saída estava para breve. O presidente da Fed “sempre esteve atrasado”, mas a sua demissão é “improvável”, disse Donald Trump, em declarações aos jornalistas.
Ainda assim reconheceu que existe uma carta de demissão pronta e que “a mudança vai acontecer em oito meses”. Trump discutiu a possibilidade de demitir Powell num encontro com os republicanos do Congresso realizado esta terça-feira à noite, com vários membros a manifestarem-se a favor dessa decisão.
Trump tem criticado duramente o presidente da Reserva Federal por ainda não ter cortado as taxas de juro. Powell termina o seu mandato apenas em maio de 2026, mas o processo para selecionar o seu substituto à frente do banco central já está em andamento, segundo confirmaram vários responsáveis da Administração.
Os comentários de Trump foram feitos numa reunião com os membros do GOP que votaram contra a legislação das criptomoedas.
Anna Paulina Luna, que esteve presente nesse encontro, escreveu nas redes sociais: “Estou a ouvir que Jerome Powell vai ser despedido. De uma fonte muito séria”. Mais tarde, esta republicana do Estado da Florida, acrescentou: “Estou 99% certa de que a demissão está iminente”.
A demissão de Powell poderá ter um forte impacto nos mercados financeiros – incluindo a descredibilização do dólar – ao colocar em causa a autoridade e independência da Fed.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump afasta demitir Jerome Powell da liderança da Fed
{{ noCommentsLabel }}