Miguel Stanley: “Faço o que no meu coração está certo”
Miguel Stanley, Fundador e CEO da White Clinic, é o mais recente convidado do E Se Corre Bem?, onde defende uma medicina oral mais consciente, crítica e integrada com a saúde sistémica.
Fundador e CEO da White Clinic, Miguel Stanley é um dos 100 melhores dentistas do mundo e o 39.º convidado do podcast E Se Corre Bem?. Reconhecido internacionalmente, com mais de 200 palestras dadas em 54 países, é também professor convidado na Universidade da Pensilvânia e consultor em Harvard. O médico dentista começa a conversa alertando para a maior barreira que existe, atualmente, na saúde: aproximar a medicina oral da medicina convencional.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Defensor da medicina oral integrada com a medicina convencional, critica a falta de diálogo entre profissionais de saúde e dá o exemplo de casos de doenças graves, como o cancro: “As equipas médicas são completamente desconhecedoras do grau de infeção que estes pacientes têm na boca. Porque não têm o dentista lá. Os dentistas e os médicos não se falam.” Para Miguel Stanley, a inflamação na boca não é apenas uma questão local: “A inflamação que fica na boca percorre o corpo todo”, explica.
"Eu não olho para a direita, nem para a esquerda, nem para trás. Eu faço aquilo que eu acho que no meu coração está certo”
Na White Clinic, aplica tecnologia de ponta e aposta em diagnósticos mais amplos, medindo, por exemplo, a vitamina D e enzimas inflamatórias na saliva. Criou o conceito Slow Dentistry, onde a prioridade é abrandar o ritmo e elevar o padrão. “Não conseguimos atingir a excelência à velocidade”.
Para o médico dentista, um dentista de qualidade precisa de três ingredientes fundamentais: “Ter tempo para fazer as coisas bem feitas, ter educação para saber a diferença entre uma coisa e outra, ter a tecnologia e equipa para executar com calma e tranquilidade o que tem de ser feito e bem feito. Estas três coisas raramente se encontram na mesma sala. É um luxo”, afirma.
Miguel Stanley partilha ainda a sua paixão pela formação contínua e dá um exemplo da importância de se manter constantemente atualizado: “Acho que da mesma maneira que um chef de sushi afia a faca entre cortes. Não acontece apenas no final do dia.”
-
Miguel Stanley, fundador e CEO da White Clinic, é o 39º convidado do podcast do ECO E Se Corre Bem? -
"Não conseguimos atingir a excelência à velocidade" -
"A inflamação que fica na boca percorre o corpo todo" -
"Eu não olho para a direita, nem para a esquerda, nem para trás. Eu faço aquilo que eu acho que no meu coração está certo"
Apesar da dimensão global da sua clínica, admite que continua a lidar com limitações do sistema: “Imagina que chega uma pessoa que tem muitos problemas na boca, mas não tem dinheiro. Como é que nós lidamos com isso? Recusando tratar o paciente. Nós somos médicos privados, pagamos impostos, esse é um problema do Estado.”
Com uma carreira que começou no Algarve e chegou às maiores universidades do mundo, Miguel Stanley continua a defender que o futuro da medicina dentária passa por abrandar, escutar e diagnosticar melhor. Sobre a maneira como lida com a concorrência diz: “Eu não olho para a direita, nem para a esquerda, nem para trás. Eu faço aquilo que eu acho que no meu coração está certo.”
Este podcast está disponível no Spotify e na Apple Podcasts. Uma iniciativa do ECO, na qual Diogo Agostinho, COO do ECO, procura trazer histórias que inspirem pessoas a arriscar, a terem a coragem de tomar decisões e acreditarem nas suas capacidades. Com o apoio do Doutor Finanças e da Nissan.
Se preferir, assista aqui:
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Miguel Stanley: “Faço o que no meu coração está certo”
{{ noCommentsLabel }}