EUA e UE próximos de fechar acordo para tarifas de 15%, avança Financial Times

Possível acordo comercial entre os dois blocos surge a menos de duas semanas do prazo para a entrada em vigor das taxas aduaneiras de 30% por parte dos EUA sobre as importações europeias.

Os Estados Unidos e a União Europeia estarão próximos de fechar um acordo que fixa as tarifas sobre as importações europeias em 15%, avança o Financial Times. Este acordo poderá impedir a entrada em vigor de taxas aduaneiras de 30% sobre os bens europeus que têm como destino os EUA.

A União Europeia poderá estar prestes a aceitar as chamadas tarifas recíprocas de 15% para evitar as taxas de 30% anunciadas por Donald Trump, a partir do dia 1 de agosto, refere a notícia, que cita três pessoas próximas das negociações.

De acordo com o jornal, ambos os blocos renunciariam a tarifas sobre alguns produtos, incluindo aeronaves, bebidas alcoólicas e dispositivos médicos. A Comissão Europeia já terá informado, esta quarta-feira, os enviados dos Estados-membros, após conversas com os seus homólogos americanos.

As exportações europeias para os EUA pagam, desde abril, a taxa adicional mínima de 10%, enquanto prosseguem as negociações entre os dois blocos. Caso se confirme o acordo para a aplicação de tarifas de 15%, esta taxa deverá inclui as tarifas existentes, o que reduziria as tarifas impostas aos carros para 15%.

Apesar das perspetivas de ser possível um acordo, Bruxelas continua a trabalhar em duas frentes: nas negociações e na preparação de um pacote de contramedidas. A União Europeia continua, assim, a preparar um plano para impor rapidamente aos EUA tarifas de 30% sobre cerca de 93 mil milhões de euros em bens americanos, caso não chegue a acordo com a Administração Trump até ao início de agosto.

A notícia de um possível acordo entre os EUA e a União Europeia surge depois de Washington ter fechado um acordo com o Japão, que inclui tarifas de 15%, com o aço e alumínio a manterem taxas de 50%.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA e UE próximos de fechar acordo para tarifas de 15%, avança Financial Times

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião