Já nasceram 84 unicórnios em 2025. Um deles é português
Treze países viram startups saltar para esta avaliação, mas nenhum tanto quanto os Estados Unidos que, até ao momento, viu nascer 52 unicórnios, isto é, 62% do total.
Um total de 84 startups, provenientes de 13 países, já voou este ano para o estatuto de ‘unicórnio’. Um deles é português. A Tekever, startup que produz drones, foi uma das ‘raras’ a saltar para uma avaliação superior a mil milhões de dólares.
Depois de três rondas de investimento, a última das quais o valor não foi divulgado, a startup cofundada por Ricardo Mendes voou para o estatuto de unicórnio, para uma avaliação de mil milhões de libras, cerca de 1,2 mil milhões de euros, quebrando anos de seca no ecossistema nacional. Era preciso recuar a 2021 para o sistema nacional registar o ‘nascimento’ de um unicórnio com cores nacionais.
Desde então a empresa, que tem como ambição ser líder mundial na área de drones, tem vindo a anunciar planos de investimento em mercados como o Reino Unido ou França. E tem andado a reforçar com a compra de empresas e até aeroportos.
Em 2025, a Tekever foi um dos 84 unicórnios a nascer no mundo, segundo os dados da Dealroom. Treze países viram startups saltar para esta avaliação, mas nenhum tanto quanto os Estados Unidos que, até ao momento, viu nascer 52. Ou seja, 62% do total.

Segue-se a China (7) e Canadá (6). O mesmo número do Reino Unido que lidera na Europa. Suécia (casa da Lovable) é o país que se segue no Velho Continente com quatro unicórnios, seguido da Alemanha com dois. França, Itália, Polónia, Irlanda e Portugal também deram o seu contributo, com um unicórnio por país.
O México também viu a Plata Card voar para os mil milhões de dólares de avaliação.
IA, digital health e software empresarial são as áreas que estão a liderar as apostas dos investidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Já nasceram 84 unicórnios em 2025. Um deles é português
{{ noCommentsLabel }}