União Europeia prepara plano de retaliação de 100 mil milhões de euros contra EUA
União Europeia está preparar um plano para impor rapidamente aos EUA tarifas de 30% sobre cerca de 100 mil milhões de euros em bens americanos caso não chegue a acordo com a Administração Trump.
A União Europeia está preparar um plano para impor rapidamente aos EUA tarifas de 30% sobre cerca de 100 mil milhões de euros em bens americanos caso não chegue a acordo com a Administração Trump e esta avance com a promessa de impor essa taxa à maioria das exportações do bloco após um de agosto, noticia a Bloomberg esta quarta-feira.
Como retaliação, a União Europeia iria combinar uma lista já aprovada de tarifas sobre 21 mil milhões de euros em produtos americanos e uma lista previamente proposta sobre outros 72 mil milhões de euros em produtos americanos num único pacote, disse à agência um porta-voz da Comissão Europeia.
As exportações dos EUA, que incluem produtos industriais como aeronaves da Boeing, carros fabricados nos EUA e whisky bourbon, enfrentariam uma taxa equivalente à ameaça de 30% de Trump, de acordo com fontes próximas ao processo ouvidas pela Bloomberg.
A Reuters e o Financial Times adiantam também que, caso as negociações falhem, a Alemanha também se mostra favorável à ativação do Instrumento Anticoeração Económica — o instrumento comercial mais poderoso da instituição –, a par de França, que tem defendido uma posição mais dura da União Europeia face aos Estados Unidos.
Como o ECO explicou aqui, na caixa de ferramentas a União Europeia tem ao dispor o Instrumento de Anticoerção Económica, conhecido pela sigla inglesa ACI, desenhado em 2021 após as restrições comerciais que a China impôs à Lituânia depois de o país anunciar uma melhoria das relações comerciais com Taiwan e disponível na legislação europeia desde dezembro de 2023.
Esta ferramenta pode ser ativada numa “situação em que um país terceiro tenta pressionar a UE ou um Estado-membro a fazer uma escolha específica aplicando, ou ameaçando aplicar, medidas que afetam o comércio ou o investimento contra a UE ou um Estado-membro”. A ativação do ACI permite à UE avançar com contramedidas, que incluem a imposição de tarifas, restrições ao comércio de serviços e ao acesso a investimento estrangeiro direto e compras públicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
União Europeia prepara plano de retaliação de 100 mil milhões de euros contra EUA
{{ noCommentsLabel }}