“Queremos abrir os parques a residentes para estacionamento no período da noite, com tarifas acessíveis e flexíveis”
Pedro Agapito, licenciado em Economia e CEO da Telpark é o convidado do 14º episódio do podcast e videocast ECO Auto, uma iniciativa do ECO em parceria com o Mundo Automóvel.
Pedro Agapito, é o convidado do ECO Auto, um podcast e videocast sobre o futuro da mobilidade, numa parceria do ECO com o Mundo Automóvel. Licenciado em Economia fala-nos na importância do estacionamento como parte do ecossistema da mobilidade urbana, contribuindo com soluções em diversos vertentes, como a digitalização e a descarbonização, disponibilizando mais de 1100 postos de carregamento rápido e 100 de carregamento normal na rede nacional de parques subterrâneos com o preço mais competitivo do mercado.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
A ocupação dos equipamentos instalados ainda é marginal dado que o parque de veículos elétricos representa neste momento menos de 2% do total de viaturas, mas estão a acompanhar a tendência de eletrificação do parque automóvel desenvolvendo faseadamente a oferta de pontos de carregamento face às necessidades dos utilizadores.
Pedro Agapito refere que a ocupação dos parques subterrâneos no País varia em média entre os 20% e os 40% e considera que a utilização dos parques à superfície deve ser prioritariamente de curta duração, não mais do que quatro horas, para situações pontuais ou em casos de mobilidade reduzida. Mas acrescenta que em alguns parques já funcionam como piloto para a oferta de serviços adicionais, como o estacionamento para soft mobility, bicicletas e trotinetes, já disponíveis, estando em curso projetos, nomedamente com a Câmara de Lisboa, para a utilização de estacionamento para residentes no período da noite, com tarifas acessíveis e flexíveis.

Em termos de digitalização a Telpark disponibiliza uma app líder de mobilidade com 5.6 milhões de utilizadores que usam o telefone móvel como parquímetro para pagar o estacionamento em mais de 200 parques da rede em Espanha e Portugal ou prolongar o tempo pretendido eliminando o ticket e o local de pagamento, reservar um lugar ou carregar o veículo elétrico para além de soluções Express e preços especiais.
Pedro Agapito considera que a contribuição do estacionamento para o eco sistema da mobilidade urbana e o seu papel na descarbonização é um desafio permanente para a empresa que desenvolve objetivos de eficiência e de serviço inovador para tornar mais fácil a vida em cidade, estando atentos à introdução dos veículos autónomos enquanto solução que reduzirá as emissões poluentes e provocar uma disrupção no futuro na gestão da mobilidade urbana.
O Podcast ECO Auto resulta de uma parceria com o Mundo Automóvel e está disponível no Spotify e na Apple Podcasts.
Assista ao episódio completo aqui:
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Queremos abrir os parques a residentes para estacionamento no período da noite, com tarifas acessíveis e flexíveis”
{{ noCommentsLabel }}