Von der Leyen anuncia reunião com Trump na Escócia este domingo para discutir tarifas
Presidente da Comissão Europeia disse que teve uma "boa conversa" com Trump e vão encontrar-se pessoalmente este fim de semana para tentar alcançar um acordo comercial.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente dos EUA, Donald Trump, acordaram reunir-se na Escócia este domingo, depois de uma “boa” conversa por telefone, adiantou a líder da Comissão. O encontro poderá servir para desbloquear um acordo comercial entre os dois blocos e evitar a imposição de taxas aduaneiras de 30% após o dia 1 de agosto.
“Após uma boa conversa com Donald Trump, concordamos em reunir-nos na Escócia no domingo para discutir as relações comerciais transatlânticas e como podemos mantê-las fortes“, anunciou von der Leyen numa publicação na rede social X.
O encontro entre os dois líderes poderá ser um momento decisivo para fechar um acordo entre os dois blocos, a poucos dias de terminar o prazo adicional concedido por Washington para um entendimento antes da entrada em vigor de taxas aduaneiras de 30% sobre todas as importações europeias.
Ainda esta sexta-feira, antes de partir para a Escócia, onde estará os próximos dias, o presidente dos EUA disse que via uma probabilidade de “50-50%” de haver um acordo comercial com Bruxelas.
As declarações de Trump esta sexta contrariam as notícias divulgadas ao longo da semana e que davam conta que os dois blocos estavam próximos de fechar um acordo que fixa as tarifas sobre as importações europeias em 15%.
Apesar das perspetivas de ser possível um acordo, Bruxelas tem estado a trabalhar em duas frentes: nas negociações e na preparação de um pacote de contramedidas. A União Europeia continua, assim, a preparar um plano para impor rapidamente aos EUA tarifas de 30% sobre cerca de 93 mil milhões de euros em bens americanos, caso não chegue a acordo com a Administração Trump até ao início de agosto.
Os EUA continuam a negociar acordos com vários blocos económicos. Esta semana Washington fechou um acordo com o Japão, que inclui tarifas de 15%, com o aço e alumínio a manterem taxas de 50%.
(Notícia atualizada)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Von der Leyen anuncia reunião com Trump na Escócia este domingo para discutir tarifas
{{ noCommentsLabel }}