Seguro de 18 milhões para banana da Madeira volta a concurso

O primeiro concurso para segurar a colheita da banana da Madeira até 2026 ficou deserto. Abriu agora novo concurso com melhores condições para estimular seis possíveis concorrentes.

A empresa pública regional responsável pelo processamento da Banana na Madeira (GESBA) abriu um concurso para contratar um seguro para os bananicultores da região, mas o concurso ficou sem resposta, já que nenhuma companhia, corretor ou mediador se candidatou.

Em causa está um capital estimado em quase 18 milhões de euros e um prémio previsivelmente superior a meio milhão de euros para a proteção da banana contra os riscos climáticos. O principal risco na região costumam ser os ventos fortes, embora o caderno de encargos também dê destaque ao granizo, a chuva forte e a incêndios.

O seguro é contratado pela GESBA – Empresa de Gestão do Setor da Banana da Madeira, criada em agosto de 2008 pelo Governo Regional da Madeira que detém o monopólio para receber, classificar, embalar, preparar e comercializar a banana produzida na Madeira, colaborando diretamente com cerca de 3.000 produtores que exportam e colocam no mercado aproximadamente 21.000 toneladas por ano sob a marca Banana da Madeira.

Após nenhuma candidatura ter sido recebida no primeiro concurso público lançado pela GESBA, a empresa abriu agora um novo concurso onde subiu a taxa total do seguro de 3,15% para 3,2% do capital e atribuiu 15 dias seguidos de calendário para cada peritagem e não 10. Para tornar mais interessante também caiu a questão de, em caso de não acordo com os valores de indemnização, a GESBA pretender repetir a peritagem até se chegar a um acordo. Esta solução provocava um aumento de custos e afastava o mecanismo de arbitragem previsto na apólice uniforme.

Depois das corretoras Sabseg em 2023 e Atlas em 2024, a próxima seguradora da Banana da Madeira poderá estar entre a CA Seguros, a Hagel e a Fidelidade, que já mostraram interesse em participar, e ainda da Caravela, Una ou de novo a Atlas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguro de 18 milhões para banana da Madeira volta a concurso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião