Ex-ministro da Economia critica acordo comercial: “É uma claudicação face aos EUA”

António Costa Silva considera que Comissão Europeia podia ter obtido um acordo mais equilibrado se tivesse usado o défice na balança de serviços nas negociações com os EUA.

O ex-ministro da Economia, António Costa Silva, considera que o acordo comercial entre União Europeia (UE) e EUA é uma “claudicação” face aos americanos e que a Comissão Europeia devia ter usado o défice na balança dos serviços para alcançar um negócio mais equilibrado.

“Este acordo é uma claudicação face aos EUA”, disse Costa Silva no Encontro Fora da Caixa, organizado pela Caixa Geral de Depósitos. “O que se passou na Escócia? A UE não usou a arma fulcral dos serviços, é profundamente deficitária nos serviços em relação aos EUA. Centrou as negociações exclusivamente nos bens e esqueceu os serviços”, adiantou o ex-ministro do governo de António Costa.

Costa Silva acredita que se a Comissão Europeia podia ter alcançado “um acordo comercial mais equilibrado com os EUA” se tivesse incluído os serviços nas negociações, mas submeteu-se ao medo. “Se nós nos submetermos ao medo, vamos aceitar tudo. Este acordo não é previsível, dependerá dos humores do presidente dos EUA. (…) Vamos de cedência em cedência até à cedência final”, afirmou.

O ex-ministro referiu ainda que a Europa deve fazer o seu trabalho de casa e não depender do que pensa os EUA. Até porque “tem a maior ferramenta para dinamizar a sua economia: o mercado único”. Mas está “cerceado”.

“Mario Draghi citou um estudo do FMI que diz que o mercado de bens da Europa é o que funciona melhor. Mesmo assim, com as barreiras que existem entre os países e a desarmonização fiscal, isso equivale a tarifa interna de 45%”, assinalou. “Se tivermos o mercado de bens e de serviços a funcionar, a parte digital, e mercado de capitais, temos aqui uma ferramenta extraordinária”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-ministro da Economia critica acordo comercial: “É uma claudicação face aos EUA”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião