BPI espera IPO do banco em Angola no final de setembro

João Pedro Oliveira e Costa mostrou-se preocupado com a violência nas ruas de Luanda nos últimos dias, mas acredita que situação será ultrapassada em breve.

O CEO do BPI espera estar no final de setembro “a tocar o sino” em Luanda na estreia do Banco Fomento Angola (BFA) na bolsa angolana. João Pedro Oliveira e Costa admitiu, ainda assim, alguma preocupação com a turbulência nas ruas da capital angolana, que pode afetar a operação.

“Temos projetado que o IPO seja no final de setembro. Temos praticamente todo o trabalho executado para que aconteça nesse prazo”, adiantou o gestor na apresentação dos resultados semestrais do BPI.

Oliveira e Costa justificou o adiamento do IPO – que devia ter acontecido nas últimas semanas – com o facto de se tratar de “uma grande operação, a maior em Angola e das maiores em África” num mercado de capitais ainda a dar os primeiros passos.

“Toda a preparação desta operação teve de ter muito cuidado”, disse o líder do BPI, que não escondeu “alguma preocupação”, que espera que seja momentânea, com os acontecimentos nas ruas de Luanda, perante os protestos dos taxistas contra o aumento dos preços dos combustíveis.

Estou convicto que este assunto vai suavizar e espero que esteja lá a tocar o sino no final de setembro”, afiançou aos jornalistas.

No âmbito do IPO, o BPI irá vender 14,75% da sua posição de 49% que detém no BFA, antecipando um encaixe de 95 milhões de euros, enquanto o Estado angolano irá alienar outros 15%.

“Não tenho nenhuma razão ou dado para alterar essa posição. Atrasaria completamente o processo se fizesse alguma alteração neste momento”, apontou João Pedro Oliveira e Costa.

O BPI anunciou um lucro de 274 milhões de euros no primeiro semestre, menos 16% em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI espera IPO do banco em Angola no final de setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião