Generali Tranquilidade completou integração da Liberty

Todos os contratos da Liberty em Portugal ficarão ativos e inalterados, incluindo os estabelecidos com corretores e agentes de seguros.

A Generali Tranquilidade anunciou esta sexta-feira que está completo o processo de integração da Liberty em Portugal terminando um processo que se iniciou em junho de 2023 com o anúncio da aquisição, pelo grupo italiano Generali, do negócio europeu da norte-americana Liberty Mutual pelo valor de 2.300 milhões de euros.

Em 2018, a Liberty Mutual havia concentrado os seus negócios europeus – Portugal, Espanha e Irlanda – numa holding em Madrid que o comprador redenominou, em janeiro de 2024, Generali Seguros y Reaseguros, S.A., operando em Portugal através de uma sucursal.

Agora, foi concluída a separação patrimonial dos negócios da Liberty nos diferentes países pelo que todos os direitos e obrigações, património, ativos, passivos e responsabilidades da sucursal são transferidos para a Generali Seguros, S.A., a seguradora que utiliza as marcas Generali Tranquilidade, LOGO e Açoreana, que dará continuidade das respetivas operações.

Os contratos em vigor serão assumidos pela Generali Seguros, SA, nomeadamente os contratos de mediação, “sem existir necessidade de fazer novos contratos e sem alterações às características de cada contrato”, afirma comunicado da Generali em Portugal.

Comentando esta data Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade, afirmou que “este novo ciclo será marcado pelo reforço do foco na excelência, na inovação e na proximidade ao cliente”.

Inovação jurídica com este processo

O processo foi juridicamente complexo, dada a separação de responsabilidades e ativos entre os diferentes países. Assim, a Generali Portugal fez, em 1 de agosto, o registo do processo de cisão parcial-fusão transfronteiriça entre a Generali Seguros yReaseguros, S.A. – Sucursal em Portugal e a Generali Seguros, S.A. Com esse passo jurídico os ativos e passivos da Generali Seguros y Reaseguros, S.A. – Sucursal em Portugal (anteriormente designada Liberty Seguros, Compañia de Seguros y Reaseguros, S.A. – Sucursal em Portugal), foram transferidos a favor da Generali Seguros, S.A..

Com esta integração, o Grupo Generali “reforça a sua posição no mercado português e vai unir as equipas e a experiência de ambas as companhias” diz o comunicado da empresa. A Liberty em Portugal tinha aproveitado a pandemia para colocar os os colaboradores definitivamente em tele-trabalho, enquanto a Generali Portugal, retomou alguma presença nas instalações após a Covid-19, o que tornou a união um processo que o CEO Pedro Carvalho comentou publicamente ser “desafiante”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Generali Tranquilidade completou integração da Liberty

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião