Incêndios. PS apela à ativação de mecanismo europeu
José Luís Carneiro recomenda ainda ao Governo que "garanta o reforço da fiscalização e prevenção, por intermédio da mobilização das patrulhas da GNR e Forças Armadas".
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, pede ao Governo que acione o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para ajudar no combate aos incêndios.
“Sugiro que o Governo pudesse realizar um diálogo com o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, tendo em vista poder pré posicionar meios aéreos, considerando as previsões atmosféricas que apontam para temperaturas muito elevadas, níveis de humidade muito baixos e ventos muito fortes”, disse José Luís Carneiro em Ansião.
Para o socialista o Governo não deve olhar para esta ajuda europeia “como um sinal de fraqueza ou fragilidade”, mas sim como uma “forma de utilizar os recursos comuns que existem para reforçar os meios nacionais quando é necessário”.
O líder do PS sugere ainda ao Governo que “garanta o reforço da fiscalização e da prevenção, por intermédio da mobilização das patrulhas da Guarda Nacional Republicana (GNR) e também do reforço das patrulhas das Forças Armadas, mobilizando nomeadamente o P3, que é o meio aéreo que permite articular a supervisão aérea com as operações que se desenvolvem no terreno”.
Outra das medidas recomendas pelas socialistas é “determinar a ativação de mais equipas das associações humanitárias dos bombeiros, em articulação com a Liga dos Bombeiros Portugueses”.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial garantiu esta sexta-feira que o Governo compromete-se na próxima semana a definir os termos do apoio, depois de avaliar os prejuízos. Castro Almeida diz que apoios abaixo dos 10 mil euros serão “rápidos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Incêndios. PS apela à ativação de mecanismo europeu
{{ noCommentsLabel }}