Chinesa BYD corta produção de carros elétricos. Ações caem em Hong Kong
Ações da fabricante chinesa em Hong Kong caíram 2% após a BYD reportar uma redução de 0,9% da produção de veículos e um crescimento das vendas de apenas 0,6% no mês de julho.
O crescimento vertiginoso da chinesa BYD estagnou em julho, com a produção da fabricante de veículos elétricos a cair 0,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto as vendas cresceram apenas 0,6%, noticia a Reuters. Este abrandamento fez com que as ações da concorrente da Tesla na Bolsa de Valores de Hong Kong estejam a desvalorizar 2% esta segunda-feira.
No entanto, esta desaceleração é encarada como uma espécie de vitória por parte de Pequim, que tem vindo a apelar às construtoras para que ponham fim à “corrida desenfreada” no setor. As autoridades esperam, em particular, conter a concorrência destrutiva, como descontos agressivos e incentivos que as fabricantes têm utilizado para seduzir clientes num mercado com excesso de oferta.
A empresa fundada por Wang Chuanfu é uma das maiores da China, tendo vendido mais de 2 milhões de carros 100% elétricos e híbridos nos primeiros seis meses do ano. Recentemente, em junho, ofereceu descontos significativos em mais de 20 modelos, enquanto no início do ano, começou a oferecer software de condução assistida de última geração para todos os modelos com preços a partir de 100.000 yuan (quase 12 mil euros). Concorrentes como a Geely imitaram estas táticas.
No entanto, a BYD não é necessariamente o alvo das autoridades chinesas, já que a procura pelos seus modelos cresceu a par com a oferta — aliás, em julho, vendeu mais carros do que os que produziu. Por outro, empresas como a Dongfeng e a Great Wall Motor viram a sua capacidade instalada cair para menos de 50% no último ano, de acordo com dados da consultoria Automobility.
No caso da Dongfeng Motor, que é apoiada pelo Estado, o excesso de capacidade está a agravar-se. Na sexta-feira, a consturora anunciou um aumento da produção em 25% em julho face ao mês homólogo, enquanto as vendas caíram 2% no mesmo período.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chinesa BYD corta produção de carros elétricos. Ações caem em Hong Kong
{{ noCommentsLabel }}