Morreu Jorge Costa, o diretor de futebol do FC Porto

  • ECO e Lusa
  • 5 Agosto 2025

O diretor de futebol do FC Porto faleceu depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos e formação do clube, em Gaia.

O diretor de futebol do FC Porto, Jorge Costa, morreu, esta terça-feira, aos 53 anos, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos e formação do clube, em Gaia.

Segundo revela a Correio da Manhã, o incidente deu-se no início da tarde, quando o diretor se sentiu mal, sendo assistido no local por uma equipa médica. Posteriormente foi levado de urgência para o hospital de São João, onde acabou por morrer. Jorge Costa tinha sofrido um enfarte em 2022, tendo sido na altura submetido a um cateterismo.

O diretor para o futebol profissional do FC Porto, Jorge Costa, durante o jogo da I Liga de futebol disputado no estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves, 28 de outubro de 2024. ESTELA SILVA/LUSAESTELA SILVA/LUSA

Jorge Costa representou os dragões’ em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tornando-se um dos defesas mais marcantes da história dos portistas, com os quais conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito vezes a I Liga, cinco a Taça de Portugal e cinco a Supertaça. Pela seleção portuguesa foi internacional AA 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial sub-20 de 1991.

O antigo defesa do Futebol Clube do Porto regressou à estrutura do clube na temporada 2024/2025, desempenhando funções como diretor de futebol.

O Presidente da República já lamentou a morte do eterno “bicho” do FC Porto, recordando que, enquanto jogador, “representou, capitaneou e liderou as linhas defensivas com uma garra, força e energia que lhe granjeou a carinhosa alcunha, e marcou, desde os escalões de formação, o futebol e a seleção nacional, deixando o exemplo para gerações seguintes”.

Na rede social X, também o primeiro-ministro já reagiu e afirma estar em “choque” com a morte de Jorge Costa. Montenegro enviou ainda as condolências à família e amigos do antigo jogador.

No seu site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol também lamentou a morte, tendo sublinhado que Jorge Costa foi um dos jogadores “mais marcantes de uma geração fundamental para a afirmação do Futebol Português”.

“A sua morte deixa a Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol Português em choque. Para a história, além do jogador, treinador e dirigente, ficará um homem de convicções, simples no trato e forte na personalidade“, lê-se no comunicado.

O FC Porto manifestou, em comunicado, a sua “mais profunda tristeza e consternação” pelo falecimento de uma “figura incontornável da história do Clube”. “Jorge Costa personificou, ao longo da sua vida, dentro e fora de campo, os valores que definem o FC Porto: entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista. Marcou gerações de adeptos e tornou-se um símbolo maior do Portismo“, lê-se.

Os dragões sublinharam ainda que o legado de Jorge Costa permanecerá sempre vivo na memória de todos os portistas. “Nunca serás esquecido, Capitão”, rematam.

Já o presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, revelou em comunicado que o sucedido apanhou “todos de surpresa”, lamentando “profundamente” o falecimento de uma das figuras “mais emblemáticas” do futebol português. “A sua paixão, liderança e dedicação ao jogo deixarão uma marca eterna. Perdi um amigo e uma pessoa por quem tinha uma sincera e muito grande estima pessoal e profissional“, afirmou.

(Notícia atualizada às 15h39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Jorge Costa, o diretor de futebol do FC Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião