Irmãos Martins estão de saída da Martifer. Carlos fica como chairman até à retirada da bolsa
Fundadores vão abandonar em dois anos a empresa de Oliveira de Frades no âmbito da reestruturação acionista que conduziu à OPA. Visabeira ficar com a escolha do CEO e Mota-Engil vai apontar o CFO.
É o princípio do fim dos irmãos Martins na Martifer. Os empresários estão de saída da companhia sediada em Oliveira de Frades no âmbito da reestruturação acionista operada com a assinatura de um acordo parassocial tripartido que envolve a Visabeira, a Mota-Engil e veículo de investimento dos fundadores (I’M) – e que teve como consequência o lançamento de uma oferta pública geral e obrigatória de aquisição (OPA).
Os fundadores vão abandonar a empresa em dois anos, com Carlos Martins a manter-se como chairman apenas até à retirada da empresa do mercado de capitais, escreve o Jornal de Negócios (acesso pago). Isto é, a redução da posição dos irmãos, que agora é acordada, é apenas uma primeira fase para a sua saída gradual. O parassocial prevê que a I’M venha a indicar o chairman, com a Visabeira a ficar com a escolha do CEO e a Mota-Engil com o CFO do grupo.
A OPA sobre a totalidade do capital que os três não controlam tem como objetivo atingir 100% das ações, ficando a Mota e a Visabeira cada uma com 37,5%. E o acordo tripartido determina o direito de preferência dos sócios pelos 25% com que ficará a I’M. Porém, escreve o jornal que, para já, os três sócios estão ‘amarrados’ ao compromisso de não venderem as suas ações durante dois anos, havendo penalizações para o caso de violarem o que acordado.
A inclusão da Mota-Engil no acordo entre a Visabeira e a I’M para a entrada no capital da Martifer forçou o lançamento de uma OPA por parte do grupo industrial de Viseu. Mesmo que o núcleo acionista, que junto representa 87,4% do capital, não consiga a totalidade do capital, o objetivo é tirar a empresa de bolsa, o que deixa os investidores num dilema: vender a um preço que não avalia de forma justa a empresa (contrapartida de 2,057 euros está 11% abaixo da última cotação), ou ficar presos a uma sociedade com o controlo “esmagador” dos acionistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Irmãos Martins estão de saída da Martifer. Carlos fica como chairman até à retirada da bolsa
{{ noCommentsLabel }}