Apple garante ser “justa e isenta” face a acusação de Musk de favorecer a OpenAI
A Apple garantiu que a App Store é "justa e isenta de preconceitos" em resposta à acusação feita por Elon Musk de que favorece a aplicação da OpenAI.
A Apple garantiu que a App Store é “justa e isenta de preconceitos” em resposta à acusação feita por Elon Musk de que favorece a aplicação da OpenAI, que ocupa a primeira posição entre as mais descarregadas.
O lançamento do modelo Grok 4 e a introdução do gerador de imagens e vídeos Grok Imagine não conseguiram que a aplicação Grok chegasse ao primeiro lugar na App Store, o que não agradou ao fundador da xAI, Elon Musk.
Nos Estados Unidos, o primeiro lugar é ocupado pela aplicação ChatGPT, o chatbot da OpenAI, que foi recentemente atualizado com o modelo mais avançado da empresa, o GTP-5, disponível para todos os utilizadores.
Esta situação levou Musk a acusar diretamente a Apple de favorecer o seu principal rival e a anunciar que irá tomar medidas legais, por entender que “constitui uma violação antimonopólio inequívoca”.
Em resposta a esta acusação, a Apple garantiu que “foi concebida para ser justa e isenta de preconceitos”, conforme consta num comunicado citado pela agência Europa Press.
“Apresentamos milhares de aplicações através de gráficos, recomendações algorítmicas e listas selecionadas por especialistas utilizando critérios objetivos”, afirmou um porta-voz da empresa citado pela agência noticiosa.
“O objetivo é oferecer uma descoberta segura para os utilizadores e oportunidades valiosas para os desenvolvedores, colaborando com muitos para aumentar a visibilidade das aplicações em categorias que evoluem rapidamente”, acrescentou.
Apesar disto, a Apple mantém um acordo com a OpenAI para levar o seu chatbot para o sistema iOS, enquanto complemento do sistema de conversação por voz, Siri, para que ofereça respostas mais complexas do que as capacidades atuais do assistente virtual.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apple garante ser “justa e isenta” face a acusação de Musk de favorecer a OpenAI
{{ noCommentsLabel }}