Grandes fortunas responsáveis por 43% dos impostos pagos

  • ECO
  • 13 Agosto 2025

As 5.322 famílias e empresas acompanhadas pela Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC) do Fisco pagaram 27 mil milhões de euros em impostos ao Estado no ano passado.

As 3.720 empresas e 1.602 famílias acompanhadas pela Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC) da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) pagaram um recorde de 27 mil milhões de euros em impostos ao Estado no ano passado, segundo o relatório sobre o combate à fraude e à evasão fiscais e aduaneiras. De acordo com o Jornal de Notícias, este montante equivale a 43% do total da receita fiscal do Estado em 2024, excluindo impostos municipais.

As famílias ricas acompanhadas pela UGC são as mesmas desde 2020, mas o número de empresas voltou a aumentar. Os 24 mil milhões de euros pagos por estes contribuintes em 2023 já tinham sido um valor recorde, com o peso no total de impostos a ser de 41%. O peso destes valores no total da receita fiscal só foi maior uma vez: em 2022, quando os 23 mil milhões de euros valeram 44% da receita do Estado.

A atenção que o Fisco dá às 5.322 empresas e famílias sob o radar da UGC já permitiu recuperar, nos últimos cinco anos, um total de 3,2 mil milhões de euros em impostos, na sequência de correções feitas após a atividade inspetiva. No ano passado, foram concluídas 198 inspeções a grandes contribuintes, que resultaram na correção de 602 milhões de euros de impostos em falta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grandes fortunas responsáveis por 43% dos impostos pagos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião