BCP entra no índice MSCI World e começa a jogar entre os ‘grandes’

  • ECO
  • 28 Agosto 2025

A entrada no índice ocorre num ano em que o BCP vive um bom momento em bolsa, acumulando já ganhos de 64% (com dividendos). Junta-se agora à Galp, EDP, EDP Renováveis e Jerónimo Martins neste índice.

O BCP volta a fazer parte do MSCI World, índice global de referência que agrega mais de 1.300 das maiores empresas do mundo. Entre as maiores encontram-se a Nvidia, a Microsoft, a Apple, a Amazon e a Meta (dona do Facebook).

O banco liderado por Miguel Maya juntou-se esta quarta-feira a outras empresas portuguesas como a Galp, a EDP, a EDP Renováveis ou a Jerónimo Martins neste índice, estando já assim um terço do PSI representado no MSCI World. A entrada no índice acontece com a instituição bancária a viver um bom momento, acumulando já ganhos em bolsa na ordem de 64% este ano, considerando a distribuição dos dividendos.

Apesar da estreia recente no MSCI World, o BCP recuou 1,27% esta quinta-feira. No primeiro semestre, o lucro do banco superou os 500 milhões de euros, registando uma subida de 3,5% em termos homólogos. Portugal contribuiu com 424 milhões para o resultado, subindo 3,2% em termos homólogos, enquanto a operação na Polónia continua muito afetada pelo dossier dos créditos em francos suíços, que representou um encargo de 276,5 milhões. Ainda assim, o Bank Millennium, detido em quase 51% pelo BCP, lucrou 121 milhões neste período.

O MSCI World conta com um total de 1.322 constituintes e um índice de capitalização de mercado na ordem dos 76,24 biliões de dólares. A capitalização média do total dos constituintes cifra-se em 57,67 mil milhões.

O índice a que o BCP agora se juntou abrange empresas de vários países desenvolvidos, sendo a esmagadora maioria (72,5%) oriunda dos EUA. Entre os países mais representados segue-se o Japão (5,2%), Reino Unido (3,6%), Canadá (3,1%) e França (2,7%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP entra no índice MSCI World e começa a jogar entre os ‘grandes’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião