Chinesa BYD à frente da Tesla nas vendas de carros na Europa em julho

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10:18

Vendas da BYD dispararam mais de 200%, enquanto a fabricante de Elon Musk teve uma quebra de 40%. Alemanha sustentou subida das vendas de novos automóveis na Europa.

As vendas de automóveis novos na Europa aumentaram 5,9% em julho, com o salto na Alemanha superando as quedas na Grã-Bretanha, França e Itália, segundo dados divulgados esta quinta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA, na sigla em inglês).

As vendas globais na maior economia do continente aumentaram 11,1%, enquanto no Reino Unido caíram 5%, em França desceram 7,7% e em Itália recuaram 5,1%. Por sua vez, Espanha, Polónia e Áustria registaram aumentos de 17,1%, 16,5% e 31,6%, respetivamente.

No que toca às marcas, a Tesla perdeu quota de mercado pelo sétimo mês consecutivo, apesar do aumento nas vendas gerais de carros elétricos, e ficou atrás da concorrente BYD, que pela primeira vez foi incluída nos dados de vendas mensais.

Segundo os dados da ACEA, as vendas da Tesla caíram 40,2%, reduzindo a sua quota de mercado de 1,4% há um ano para 0,8%. Já as vendas da BYD dispararam 225,3%, conquistando atualmente 1,2% do mercado.

As vendas na União Europeia (UE), Grã-Bretanha e Associação Europeia de Livre Comércio aumentaram para 1,09 milhões de carros em julho, de acordo com a ACEA.

Os registos na Volkswagen e na Renault aumentaram 11,6% e 8,8% em relação ao ano anterior, respetivamente, mas caíram 1,1% na Stellantis.

Já as vendas totais de automóveis na UE aumentaram 7,4%. Os registos de automóveis elétricos a bateria, híbridos elétricos e híbridos plug-in aumentaram 39,1%, 56,9% e 14,3%, respetivamente, representando, no seu conjunto, 59,8% dos registos do bloco, contra 51,1% em julho de 2024.

Os dados da ACEA são conhecidos um dia depois de o CEO da associação, Ola Kaellenius, ter enviado uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmando que as metas da UE para reduzir as emissões de CO2 dos veículos, incluindo uma redução de 100% para carros até 2035, não são mais viáveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chinesa BYD à frente da Tesla nas vendas de carros na Europa em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião