Quem mais gasta mais ganha no futebol? Olhe que não…

O investimento na compra de passes de jogadores dos maiores clubes do nosso campeonato tem aumentado, mas é raro que mais dinheiro signifique vantagem na luta pelo título.

É comum ouvir, quando um clube não vence o campeonato de futebol, os adeptos queixarem-se de que não foi feito um investimento suficiente em jogadores para ter uma equipa competitiva. Mas será que gastar mais euros tem significado realmente que um clube tende a ter mais sucesso desportivo?

De acordo com uma análise feita pelo ECO às últimas seis épocas desportivas, essa relação é, no mínimo, duvidosa. E parece ser mais importante acertar nos jogadores, bem como outros fatores além das transferências, do que apenas gastar muito e apostar forte.

Neste período, o Benfica destacou-se no investimento em jogadores em cinco anos, com o Sporting a gastar mais do que os rivais apenas na temporada 21/22, na qual até conseguiu ser campeão. E se, em seis anos, o Benfica liderou os gastos com os passes em cinco, a verdade é que foi campeão uma única vez.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

Porém, pode ser redutor olhar apenas para as compras e e deve analisar-se o nível de aposta, medido pela margem entre compras e vendas. Isto porque, um clube pode gastar muito mas vender ainda mais, pelo que pode até estar a “descapitalizar” a equipa ao vender jogadores valiosos e importantes. Assim, procurámos identificar os clubes com pior margem entre compras e vendas, sinónimo de que nesses momentos terão privilegiado a aposta desportiva em detrimento da financeira. E, neste campo, os maiores esforços já estão mais divididos: todos os três grandes lideraram esse item em dois anos.

Tudo junto, olhando para ambos os indicadores (investimento + menor margem financeira, em seis épocas), o Benfica aparece em primeiro sete vezes (cinco no investimento e duas na menor margem), o Sporting em três e o Futebol Clube do Porto em duas. Apesar de ter apostado, financeiramente, claramente mais do que os rivais, nos últimos seis anos o Benfica tem apenas um título de campeão, face aos três do Sporting e aos dois do Futebol Clube do Porto.

Ou seja, por estes dados, pode concluir-se que mais investimento não tem necessariamente resultado em mais sucesso desportivo, pelo menos nos últimos seis anos.

Pontos cada vez mais “caros” no futebol português

Cruzando o investimento de cada um dos “três grandes” com os pontos conquistados, podemos verificar que tem sido preciso gastar cada vez mais euros para cada ponto arrecadado no campeonato.

Na época 2021/22, por exemplo, que foi marcada por uma grande contenção de gastos em plena pandemia da Covid-19, cada ponto atingido pelos três grandes correspondeu, em média, a uma despesa de 400 mil euros. Nesse ano, o Futebol Clube do Porto foi campeão nacional sob o leme de Sérgio Conceição, naquele que foi o vencedor mais “poupadinho” do período em análise.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

em 2022/23 tivemos o campeão que mais esforço financeiro fez para cada ponto conseguido. O Benfica investiu 1,31 milhões de euros por ponto. E isso ficou abaixo do valor mais alto registado na temporada 20/21, com cada ponto a custar 1,5 milhões de euros, com o título a ser conquistado pelo Sporting, que gastou um terço desse valor para levantar o troféu.

Nos últimos três anos, com a subida dos gastos, o investimento dos três grandes dividido pelos pontos conquistados ficou sempre acima dos 900 mil euros por ponto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem mais gasta mais ganha no futebol? Olhe que não…

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião