Fidelidade vende 40% da Luz Saúde ao fundo australiano Macquarie

O fundo australiano Macquarie chegou a um acordo com a Fidelidade para comprar 40% do capital da Luz Saúde por 310 milhões euros. Companhia tem um valor de cerca de 1,1 mil milhões.

A Fidelidade fechou um acordo com o Macquarie Asset Management (MAM) para vender uma participação de 40% no capital da Luz Saúde por um preço base de 310 milhões de euros e que avalia a companhia (Enterprise Value) acima de 1,1 mil milhões de euros. Depois de meses de negociações com três candidatos, a Fidelidade fecha assim um acordo com o fundo australiano, através do Macquarie European Infrastructure Fund 7, que lhe permite manter uma posição maioritária e reforçar a capacidade de investimento.

A venda de 40% da Luz Saúde é a segunda tentativa de negócio. Em abril do ano passado, a Fidelidade tentou uma dispersão de capital em bolsa, mas, à data, justificou a desistência da operação com as condições de mercado. Agora, optou por outro modelo de venda, com um concurso competitivo, e uma negociação final com três concorrentes. Com esta operação, a Fidelidade garante não só um encaixa financeiro superior ao negócio que estava em cima da mesa em abril do ano passado, permite libertar capital para novos investimentos da seguradora e, além disso, passa a ter um parceiro de capital com fôlego financeiro e experiência no setor em mercados como a Irlanda e os EUA, para a internacionalização da Luz Saúde.

Para Jorge Magalhães Correia, presidente do Conselho de Administração da Fidelidade e da Luz Saúde, “a parceria com a Macquarie assenta numa visão partilhada sobre o potencial da empresa e sobre a qualidade da sua equipa de gestão, ao mesmo tempo que abre novas oportunidades de crescimento numa área que continuará a ser uma prioridade para o grupo”. Com efeito, o negócio terá outra consequência: O atual mandato da administração da Luz Saúde vai ser interrompido, para se iniciar um novo de quatro anos. O fundo australiano vai ter pelo menos dois administradores, mas Isabel Vaz vai manter-se como CEO.

Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, “esta venda insere-se na estratégia de otimização do investimento da Fidelidade e de crescimento de médio e de longo prazo definida para a Luz Saúde. A oferta recebida da Macquarie Asset Management cumpria todas as condições definidas para darmos este passo e estamos confiantes de que é o parceiro certo para continuarmos a implementar, de forma consistente, a estratégia de crescimento definida para a Luz Saúde.”

A Macquarie Asset Management é uma divisão da Macquarie Group, um conglomerado australiano de serviços financeiros e gestão de ativos sendo apontada MAM como o maior gestor de ativos de infraestrutura do mundo. Indica ter 180 companhias participadas, mais de 2.200 colaboradores em 21 mercados e investimentos totais de 941 mil milhões de dólares.

Na área da saúde a MAM adquiriu o Beacon Hospital na Irlanda, lançou a plataforma de residências seniores Health Wave Partners nos Estados Unidos onde também conta com participação em projetos de eficiência energética em saúde e investimentos em oito hospitais em Massachusetts. O grupo australiano, foi fundado em Sydney em 1969.

A Luz Saúde, por seu lado, conta com 14 hospitais privados e 15 clínicas, tem mais de 1.100 camas de internamento e 56 blocos operatórios e emprega mais de 14 mil trabalhadores. No ano passado, a faturação do grupo subiu 10%, atingindo os 733 milhões de euros, refletindo o aumento do volume de atos médicos, em especial nas unidades onde o grupo investiu nos últimos anos, e também a atualização dos preços dos serviços médicos prestados. E terá tido um lucro próximo dos 40 milhões de euros.

A conclusão da transação está prevista para o final de 2025, estando sujeita ao cumprimento das condições habituais neste tipo de operações, nomeadamente a obtenção das aprovações regulatórias necessárias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade vende 40% da Luz Saúde ao fundo australiano Macquarie

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião