Alexandre Berda substitui José Cardoso Botelho na liderança da Vanguard Properties

  • ECO
  • 10 Setembro 2025

O novo líder é filho de Claude Berda, dono da promotora imobiliária que tem investimentos de mais de 1,2 mil milhões em Portugal.

Alexandre Berda vai substituir José Cardoso Botelho na liderança da Vanguard Properties, anunciou esta quarta-feira a promotora imobiliária de luxo que tem investimentos de mais de 1,2 mil milhões de euros em Portugal, incluindo na Comporta. A Vanguard é detida pelo milionário francês Claude Berda, pai do novo CEO.

A saída de Botelho foi noticiada este terça-feira pelo Jornal Económico, tendo a Vanguard subsequentemente confirmado a informação num comunicado, no qual adiantou também a escolha do sucessor.

“A Vanguard Properties anunciou hoje uma transição de liderança, acordada entre o chairman Alexandre Berda, filho de Claude Berda, acionista do grupo, e José Cardoso Botelho, que cessa funções como CEO depois de ter desempenhado um papel determinante na consolidação da empresa como uma das principais referências do setor imobiliário em Portugal”, lê-se no comunicado.

A Vanguard expressou o seu agradecimento a José Cardoso Botelho, que classificou como “uma das figuras mais inovadoras do setor imobiliário em Portugal”, e sublinhou que “esta decisão assinala o encerramento de um capítulo e o início de outro”.

Adiantou ainda que o objetivo desta transição “é garantir a plena execução dos projetos em curso, a consistência operacional e a concretização do plano estratégico definido para os próximos anos”.

Botelho, 61 anos, escreveu uma mensagem aos amigos dando conta da sua decisão. “A partir de amanhã, dia 10 de setembro, deixarei a Vanguard Properties para iniciar um projeto autónomo e também descansar um pouco. Mantenho uma relação fraternal com os meus parceiros, razão pela qual mantenho-me como representante da VP na APPII.

A saída de José Cardoso Botelho da liderança da Vanaguard Properties surge depois de Alexandre Berda ter substituído o pai, Claude, na gestão dos negócios por motivo de doença do fundador. Além de ativos imobiliários e turísticos na Comporta, alguns dos quais se encontram em processo de venda, a Vanguard Properties detém ainda outros importantes investimentos em Portugal, incluindo o Bayline (Algarve), o Infinity (Lisboa) e o White Shell (Algarve).

Fundada em 2017, a promotora imobiliária conta com mais de duas dezenas de projetos imobiliários em Lisboa, Oeiras, Algarve e Comporta, em investimentos que superam os 1,2 mil milhões de euros, segundo informa no seu site.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alexandre Berda substitui José Cardoso Botelho na liderança da Vanguard Properties

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião