Sonae Arauco recicla painéis de fibra em Mangualde após investimento de oito milhões
CEO da fabricante detida pela família Azevedo e pela chilena Arauco fala num “investimento estratégico” para toda a indústria de painéis derivados de madeira e que foi financiado pelo PRR.

A Sonae Arauco já está a operar na fábrica de Mangualde a primeira linha de reciclagem de painéis de fibra à escala industrial, que resultou de um investimento de oito milhões de euros e “viabiliza o processamento contínuo das fibras recicladas com alta eficiência energética e um reduzido consumo energético e de vapor”.
Segundo a informação partilhada pela empresa de derivados de madeira nascida de uma joint-venture entre a Sonae Indústria e a chilena Arauco, quando estiver em pleno funcionamento, após o início gradual em julho com “resultados promissores”, a nova linha permitirá integrar até 20% de fibras recicladas de MDF nos novos painéis produzidos.
Citado em comunicado, o CEO Rui Correia fala num “investimento estratégico não só para a Sonae Arauco, mas para toda a indústria de painéis derivados de madeira”. E que “demonstra o empenho” desta fornecedora dos setores do mobiliário, construção e design de interiores na “promoção da circularidade e do uso da madeira em cascata”.
A gigante industrial, que diz atingido uma taxa de incorporação de madeira reciclada no seu portefólio a rondar os 33% durante o ano passado, vende em 70 países e emprega atualmente 2.600 pessoas em Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Holanda, Suíça e Marrocos, num total de 23 unidades industriais e comerciais.
Parte do programa de investimentos da Sonae Arauco na área da reciclagem, que inclui também a expansão dos centros de recolha e reciclagem de madeira e a aquisição de novos equipamentos industriais para a unidade industrial de Oliveira do Hospital, esta linha de Mangualde está integrada na agenda mobilizadora TransForm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae Arauco recicla painéis de fibra em Mangualde após investimento de oito milhões
{{ noCommentsLabel }}